R$ 2,56 milhões de Juscelino para Juscelino?
Emendas indicadas pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA, foto), para o reparo de estradas de terra em Vitorino Freire, no Maranhão, foram utilizadas para pagar empresa em que ele é acusado de ser um sócio oculto, registra a Folha de São Paulo...
Emendas indicadas pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA, foto), para o reparo de estradas de terra em Vitorino Freire, no Maranhão, foram utilizadas para pagar empresa em que ele é acusado de ser um sócio oculto, registra a Folha de São Paulo.
Segundo o jornal, o ministro de Lula, enquanto deputado federal, destinou 2,56 milhões de reais para o município maranhense, comandado por Luanna Rezende, sua irmã, em 2017. O dinheiro, no entanto, foi usado para pagar uma obra realizada pela Arco Construções.
Com base em mensagens e documentos apreendidos na operação Odoacro, em julho de 2022, a Polícia Federal afirma que Juscelino é o verdadeiro dono da Arco, embora ela esteja em nome de Antônio Tito, um amigo da família do ministro.
A Folha encontrou a assinatura de Juscelino na indicação da emenda, mapeando todos os convênios assinados pela cidade com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Também há o registro de uma obra da Arco Construções na cidade em 2022, feita por meio de um convênio de 1,4 milhão de reais com a Codevasf. Contudo, não há registro de quem foi o responsável pela indicação.
“Esse repasse é o único de ao menos nove convênios firmados entre a cidade e a Codevasf de 2017 a 2022 que não tem a assinatura formal do ministro como padrinho da verba. Em todos os outros convênios, o dinheiro é proveniente de suas indicações”, diz o jornal.
A defesa de Juscelino Filho nega que ele seja dono da Arco Construções. Em nota, ela afirmou que a acusação é “mais um ataque na tentativa de criminalizar as emendas parlamentares, um instrumento legítimo e democrático do Congresso Nacional, enquanto não há absolutamente nada que desabone a atuação de Juscelino Filho no Ministério das Comunicações”.
Leia também:
PF diz que acusado de desviar verbas com Juscelino Filho tinha cartões e carimbos de laranjas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)