Governo Federal prorroga atuação da Força Nacional do Rio de Janeiro
O governo federal prorrogou a atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro até 31 de janeiro de 2024. O ato foi publicado nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial da União...
O governo federal prorrogou a atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro até 31 de janeiro de 2024. O ato foi publicado nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial da União.
A portaria informa que os agentes são atuar nas “atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.
O Ministério da Justiça havia autorizado o uso da Força Nacional no mês passado como resposta à onda de violência no Estado.
Apesar disso, como temos mostrado, ação do governo federal contra o crime organizado em estados como o Rio de Janeiro, na visão de especialistas, é falha.
Sem investimento pesado em inteligência e repressão às fontes de renda de grupos ligados à milícia e ao tráfico de drogas, a atividade destes grupos tende a se expandir cada vez mais pela capital fluminense. “Estamos há anos vendo estampadas nos jornais as imagens de mortos e feridos vítimas do crime e até agora nada foi colocado em prática para pôr fim nesse problema. Precisamos de soluções para ontem, porque o Rio de Janeiro não aguenta mais esperar”, afirma Carlos Nhanga, coordenador regional do Instituto Fogo Cruzado (IFC) no Rio de Janeiro.
Leia na CRUSOÉ: Direita e esquerda têm interesse político nas milícias
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)