Governo adia reoneração de tributos da “lista Covid”
A lista de produtos isentos de impostos por conta da Covid-19 inclui remédios, utensílios médicos e equipamentos...
O governo federal adiou a volta dos impostos de importação sobre 596 itens da chamada “lista Covid”, que isentava produtos de impostos por conta da emergência sanitária provocada pela pandemia. A lista inclui remédios, utensílios médicos e equipamentos.
Segundo o Palácio do Planalto, o motivo do adiamento da volta dos impostos é o possível impacto na inflação e a capacidade de a indústria nacional suprir a demanda. Além disso, o governo teme que os tributos pesem na conta do Sistema Único de Saúde. O pedido inicial para revisão dos gastos é do Ministério da Saúde.
Em setembro, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin, disse que a pasta enviou a lista dos produtos que seriam reonerados. Na reunião de 17 de outubro, porém, o tema não foi deliberado por faltarem os cálculos da inflação e do impacto aos cofres públicos.
Segundo o ministério do Desenvolvimento, as duas pastas estão trabalhando no tema e analisando a capacidade na indústria nacional de suprir a demanda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)