Crusoé: “Austrália receberá primeiros refugiados climáticos de ilha na Oceania”
Uma nação composta de nove pequenas ilhas e uma população de 11.342 pessoas no meio do oceano Pacífico, Tuvalu deve se tornar o primeiro país do mundo a ter seus habitantes como refugiados climáticos...
Uma nação composta de nove pequenas ilhas e uma população de 11.342 pessoas no meio do oceano Pacífico, Tuvalu deve se tornar o primeiro país do mundo a ter seus habitantes como refugiados climáticos. Um acordo celebrado com a Austrália, na última semana, garantiu o direito de 280 tuvaluanos a conseguirem visto em Canberra todos os anos.
O texto tem como pano de fundo o aumento dos mares causado pelas mudanças climáticas. Parte do território do país, composto por um banco de areia poucos metros acima do nível do mar, será submerso nas próximas décadas pelo aumento dos mares, e os moradores de Funafuti, a capital e principal cidade do país, já sofrem com dificuldades no acesso à água e com a salinização do solo. Os australianos ainda prometem cerca de 1,1 bilhão de reais em obras de infraestrutura climática no país.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)