Onda de calor em São Paulo deve ir até o fim de semana
A cidade de São Paulo bateu o recorde de temperatura mais alta do ano, Neste domingo, 12, atingindo uma média de 36,9°C. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à prefeitura, essa marca superou o recorde anterior de 36,5°C, registrado em 24 de setembro...
A cidade de São Paulo bateu o recorde de temperatura mais alta do ano, Neste domingo, 12, atingindo uma média de 36,9°C. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), vinculado à prefeitura, essa marca superou o recorde anterior de 36,5°C, registrado em 24 de setembro.
Além disso, outro destaque foi a maior temperatura absoluta do ano, medida em um único local. Nesse caso, a Vila Mariana registrou impressionantes 38,5°C, ultrapassando o pico anterior de 37,5°C nas regiões da Mooca e São Miguel Paulista, também em 24 de setembro.
Para o mês de novembro, os especialistas do CGE esperam que a média das temperaturas mínimas fique em torno de 17,1°C. Já a média das temperaturas máximas deve se situar em aproximadamente 26,4°C.
Previsão para os próximos dias
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), amanhã teremos céu com poucas nuvens em São Paulo. A temperatura mínima será de 22°C e a máxima chegará aos 37°C. A umidade mínima será de 20% e a máxima de 80%.
Na próxima quarta-feira, 15, feriado da Proclamação da República, espera-se uma mínima de 26°C e uma máxima de 36°C. Haverá uma leve melhora na umidade, que ficará entre 35% e 85%. Quanto ao tempo, há possibilidade de chuva isolada e céu mais encoberto.
Na quinta-feira e sexta-feira, o céu permanecerá com muitas nuvens e há chances de precipitação isolada durante o dia. As temperaturas mínimas e máximas se manterão em torno de 27°C e 38°C, respectivamente. A diferença é que na quinta-feira a umidade deve ser um pouco melhor, atingindo a máxima de 80%, enquanto na sexta-feira ficará em torno de 70%.
A prefeitura de São Paulo realizou uma operação neste fim de semana para enfrentar as altas temperaturas que atingiram a região. Ao todo, foram realizados 52.980 atendimentos e distribuídos 102.590 itens para aumentar a hidratação corporal.
As ações foram coordenadas em parceria com o governo estadual e a Sabesp, e contaram com a montagem de dez tendas estrategicamente posicionadas pela cidade. Essas tendas funcionam sempre que a temperatura atinge os 32ºC ou a sensação térmica equivalente.
Durante todo o período da operação, que teve início na última sexta-feira, 10, foram distribuídas 53.070 garrafas de água, 13,5 mil frutas e 16.430 sucos. Somente no domingo, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou 13.894 atendimentos e distribuiu 34.426 itens, incluindo garrafas de água, sucos, frutas e bonés.
Além disso, as tendas também disponibilizaram bebedouros da Sabesp para livre uso de água, inclusive para animais de estimação. Durante o período da operação, foram ofertados 7.720 copos d’água para refrescar os moradores e seus pets.
A saúde também foi uma preocupação durante a Operação Altas Temperaturas. As equipes de saúde que estavam presentes nas dez tendas realizaram mais de 430 atendimentos. Além disso, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), ofereceu cuidados para 216 animais próximos às tendas das praças Presidente Getúlio Vargas (Guaianases), Floriano Peixoto (Santo Amaro), Cid José da Silva Campanella (Mooca) e da República (centro).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)