EUA dizem se opor a “reocupação” de Gaza por Israel
O governo dos EUA disse nesta terça-feira, 7, que se opõe a uma nova ocupação de longo prazo da faixa de Gaza (foto) por Israel, um dia depois de o premiê Benjamin Netanyahu prometer “segurança geral” do território após a guerra...
O governo dos EUA disse nesta terça-feira, 7, que se opõe a uma nova ocupação de longo prazo da faixa de Gaza (foto) por Israel, um dia depois de o premiê Benjamin Netanyahu prometer “segurança geral” do território após a guerra.
“Nosso ponto de vista é que os palestinos devem estar na vanguarda dessas decisões. Gaza é terra palestina e continuará sendo terra palestina”, disse o porta-voz do Departamento de Estado americano, Vedant Patel, conforme o relato da agência France Presse.
“De modo geral, não apoiamos a reocupação de Gaza, e Israel também não”, acrescentou Patel.
Em 2005, Israel retirou-se de Gaza, território que havia capturado em 1967, na Guerra dos Seis Dias de 1967. Mais tarde, impôs um bloqueio ao enclave depois de os terroristas do Hamas assumirem o controlo do território.
O porta-voz do Departamento de Estado afirmou ainda que EUA concordam que “não há como voltar ao status quo de 6 de outubro”, referindo-se ao dia anterior ao ataque do Hamas que matou 1.400 civis em Israel e sequestrou mais de 220.
“Israel e a região devem estar seguros, e Gaza deve e não pode mais ser uma base para lançar ataques terroristas contra o povo de Israel ou qualquer outra pessoa”, declarou Patel.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)