Autora de esquerda critica esquerda global por viés pró-Hamas

25.09.2026

logo-crusoe-new
O Antagonista
Autora de esquerda critica esquerda global por viés pró-Hamas
avatar
Felipe Moura Brasil
9 minutos de leitura 04.11.2023 11:38 comentários
Mundo

Autora de esquerda critica esquerda global por viés pró-Hamas

A esquerda global, na qual o Hamas disse ter amigos, tem sido alvo de críticas da esquerda judaica desde o massacre de 7 de outubro, quando, nas palavras de Eva Illouz, o grupo terrorista “cometeu...

avatar
Felipe Moura Brasil
9 minutos de leitura 04.11.2023 11:38 comentários 0
Autora de esquerda critica esquerda global por viés pró-Hamas
Reprodução/ Forças de Defesa de Israel

A esquerda global, na qual o Hamas diz ter amigos, tem sido alvo de críticas da esquerda judaica desde o massacre de 7 de outubro, quando, nas palavras da escritora e colunista Eva Illouz, o grupo terrorista “cometeu crimes de guerra e crimes irrefutáveis ​​contra a humanidade” – “atrocidades” ainda mais repugnantes em razão “do orgulho com que foram cometidas, da disponibilidade para assumir responsabilidades e do registro e da divulgação de decapitações e profanação de corpos” de judeus indefesos.

Professora de Sociologia na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais em Paris, Eva aprofunda, em artigo publicado no jornal israelense Haaretz em 2 de novembro, a análise crítica das manifestações esquerdistas sobre o ataque à Israel e a reação militar do país, apontando métodos, indiferença, falta de compaixão e futura irrelevância dos representantes de seu assumido campo ideológico (ela chega a se referir, já na introdução do texto, a “muitos judeus de esquerda como eu”).

Leia abaixo os principais trechos, traduzidos pelo Antagonista:

“Boa parte da esquerda internacional – que durante dois séculos defendeu a igualdade, a liberdade e a dignidade – celebrou a notícia do massacre como uma revolta contra os colonizadores ou o rejeitou com estratégias intelectuais constrangedoras. A esquerda zombou, desertou, ignorou e deixou marcados com a maldição de Caim os judeus vulneráveis em todo o mundo.

Na França, o Partido do Novo Anticapitalismo e o movimento pós-colonial Indigeniste de la Republique celebraram o massacre como a resistência heróica dos combatentes do Hamas.

Nos EUA, 33 grupos de estudantes de Harvard deram um toque mais intelectual ao seu endosso aos massacres. Colocaram a responsabilidade pelo massacre de 1.400 israelenses na soleira da porta de Israel. A declaração inicial divulgada pelo Comitê de Solidariedade à Palestina da Universidade de Harvard (repetida por muitos outros grupos não-palestinos) é instrutiva.

‘Os eventos de hoje não ocorreram no vácuo’, dizia o comunicado. ‘Durante as últimas duas décadas, milhões de palestinos em Gaza foram forçados a viver numa prisão ao ar livre. As autoridades israelenses prometem ‘abrir as portas do inferno’ e os massacres em Gaza já começaram. O regime do apartheid é o único culpado.’

Os perpetradores foram instantânea e automaticamente declarados inocentes do massacre de judeus. Em virtude da sua associação com Israel, os judeus mortos foram responsáveis ​​pela sua própria morte. A reação das universidades, dos intelectuais e dos artistas de todo o mundo repetiu a mesma posição com uma monótona uniformidade. Israel foi o verdadeiro e único culpado.

‘Uma Carta Aberta da Comunidade Artística às Organizações Culturais’, publicada no Artforum em 19 de outubro e assinada por vários milhares de pessoas (incluindo ‘intelectuais’ como Judith Butler), denunciou a ‘cumplicidade dos nossos órgãos de governo em graves violações dos direitos humanos e crimes de guerra.’ Pode-se pensar que a indignação foi motivada pela matança indiscriminada e brutal de civis israelenses. No entanto, a compaixão dos signatários foi reservada exclusivamente aos palestinos deslocados e às vítimas dos ataques retaliatórios israelenses. A carta do Artforum repetidamente chamou isso, e apenas isso, de genocídio.

A perda de vidas de civis israelenses não merecia uma única menção, enquanto a sua causa raiz era a ‘opressão e a ocupação’ israelense. Os israelenses trouxeram sobre si o pogrom genocida. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, juntou-se ao coro, usando (provavelmente sem saber) as mesmas palavras do Comitê de Solidariedade Palestina de Harvard, quando disse que o massacre de 1.400 pessoas ‘não aconteceu no vácuo’.

Na palestra de abertura da Feira do Livro de Frankfurt, Slavoj Zizek apresentou a variação definitiva sobre o mesmo tema. Ele reconheceu superficialmente os massacres (obrigado, Slavoj!), mas prosseguiu, como todos os outros, trazendo à tona a necessidade de compreender as suas causas profundas. Embora Zizek não tenha responsabilizado explicitamente Israel pelo massacre, ele tocou uma variação da música ‘É o contexto, estúpido!’ Ele fez uma equivalência entre o Hamas e Netanyahu na sua reivindicação – presumivelmente igualmente criminosa – de ter um direito exclusivo à terra da Palestina (ou) de Israel. Ele queria, afirmou, comparar os dois para esclarecer os acontecimentos.

Zizek usou mal a palavra ‘comparação’, que implica consciência tanto das semelhanças quanto das diferenças. Em vez disso, traçou analogias entre a liderança de Israel e o Hamas, uma estratégia analítica (se é que se pode chamar assim) bastante distinta da comparação.

Para ele, as histórias palestina e israelense correm em caminhos paralelos e refletem-se mutuamente. A resposta da esquerda aos acontecimentos foi repugnantemente simplista e resumiu-se a responsabilizar os israelenses pela tragédia. Assumiu a forma de vários clichês como ‘a violência exige violência’, ‘há contexto’ e ‘todos os fanáticos são iguais’.

Desde a alegria manifestada pelo massacre dos judeus (percebida como uma resistência heróica) até às hipócritas críticas dos intelectuais (‘os massacres deveriam ser condenados, mas são compreensíveis’), a esquerda tem sido extraordinariamente indiferente ao pânico, ao medo e ao choque que tomou o mundo judaico.

Mas não quero falar aqui sobre o dano irreparável sofrido pelos judeus, que experimentaram o antissemitismo numa escala global nunca vista desde a Segunda Guerra Mundial. Prefiro explicar por que é que estas respostas intelectuais estão moral e intelectualmente falidas e por que é que colocam em risco a esquerda – e, mais especificamente, a luta contra a ocupação.

Intelectuais inteligentes como Zizek traçam paralelos e equivalências elegantes entre o Hamas e Israel. Mas as pessoas comuns são normalmente imunes a este tipo de simplificação. Eles insistem na singularidade concreta da sua experiência. (…) A memória concreta de cada grupo recusa a linguagem das equivalências.

Há uma segunda razão pela qual deveríamos rejeitar o exercício intelectual de comparação: a abordagem preguiçosa de ‘os fanáticos são todos iguais’. A intuição moral, o direito consuetudinário e o direito internacional fazem distinções claras entre as diferentes formas de matar.

Os danos colaterais – uma expressão assustadoramente impessoal – são moral e legalmente distintos da decapitação de crianças por combatentes devido ao grau de intencionalidade e responsabilidade direta. Negar esta distinção equivaleria a negar a base do nosso sistema jurídico.

Da mesma forma, a categoria de ‘crime hediondo’ refere-se a crimes que as comunidades humanas reconhecem como distintos devido à sua natureza vil. Uma contagem quantitativa de mortes nunca é suficiente para estabelecer o quão moralmente repulsivo é um ato de matar, porque os crimes não são iguais em termos de intenção, responsabilidade e hediondez.

A terceira razão pela qual a abordagem ‘são precisos dois para dançar o tango’ é fundamentalmente equivocada é que trata uma infinidade de acontecimentos como se fossem todos sobre uma única narrativa: o colonialismo. Um único enredo explica o comportamento de todos os personagens, cada horror espelhando mecanicamente o outro.

Mas existem várias narrativas que se cruzam e são interpretadas simultaneamente, sem qualquer ligação forte ou circunstancial. Temos, por exemplo, uma feia luta colonial que tem ocorrido entre os judeus e os árabes palestinos nativos durante o século passado e, paralelamente, a intenção genocida do Hamas, um ramo da Irmandade Muçulmana, que desenvolveu um antissemitismo raivoso e brutaliza a sua própria população palestina.

É precisamente o fato de estas narrativas estarem opostas uma à outra, em vez de fornecerem uma única narrativa ou duas narrativas espelhadas, que torna tão fácil dizer: ‘Estou enojado com os massacres de 7 de outubro, e quero que os palestinos tenham o seu próprio Estado.’ A estratégia ‘há um contexto’ é preguiçosa porque não prevê a possibilidade de que as narrativas possam ser separadas umas das outras, de que uma não explique a outra.

Há uma última razão pela qual a estratégia intelectual de Zizek (e de muitos outros) é desleixada. Se usarmos o ‘contexto’ como uma ferramenta analítica para explicar e compreender, até onde deve ir o contexto?

Deveríamos, por exemplo, invocar o contexto do antissemitismo assassino, que deu origem ao sionismo, tornando-o assim drasticamente diferente de todas as formas de colonialismo dos colonos? Deveríamos incluir na nossa contextualização o fato de o mufti de Jerusalém Amin Al-Husseini ter apoiado os nazis e a sua Solução Final e que, como tal, a perda da Palestina fez parte do redesenho dos mapas após a Segunda Guerra Mundial?

Não defendo esta posição, mas é exatamente este o meu ponto de vista: não a defendo precisamente porque me recuso a ‘contextualizar’ a dor palestina por terem perdido as suas terras. Para apreciar e compreender verdadeiramente a sua tragédia, para ter pleno respeito pela sua perda, preciso suspender o contexto. Peço que você faça o mesmo por mim.

Muitos árabes, dentro e fora de Israel, demonstraram a compaixão que falta tão chocantemente à esquerda doutrinária. Eles estiveram ao nosso lado. É com eles que devemos construir um partido da humanidade determinado a trazer justiça e paz. A esquerda global tornou-se irrelevante a partir de agora.”

O Antagonista não precisa concordar em tudo o mais com a esquerda judaica para reconhecer que, ao contrário do restante da esquerda global, ela está firmemente alinhada à civilização.

Leia também:

The Economist explica por que “cessar-fogo é inimigo da paz” em Gaza

O que é Pallywood e o que não é

 

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

STF virou self-service

STF virou self-service
2

Preços chineses ‘não fazem sentido’, diz CEO da BMW

Preços chineses ‘não fazem sentido’, diz CEO da BMW
3

Defesa de Bolsonaro vai a Nunes Marques para suspender execução da ação do golpe

Defesa de Bolsonaro vai a Nunes Marques para suspender execução da ação do golpe
4

Alessandro Vieira pede impeachment de Nunes Marques

Alessandro Vieira pede impeachment de Nunes Marques
5

Messias se engaja na campanha desesperada de Lula

Messias se engaja na campanha desesperada de Lula
6

“Ainda bem que na época o avião era de Willer”, diz Flávio

“Ainda bem que na época o avião era de Willer”, diz Flávio
7

“Classe política tem que roubar menos”, diz Simone Tebet

“Classe política tem que roubar menos”, diz Simone Tebet
8

“Meu sócio é guloso”, disse Roberta Lucshinger sobre “Fábio”

“Meu sócio é guloso”, disse Roberta Lucshinger sobre “Fábio”
9

Flávio viajou no mesmo jato de Vorcaro usado por Moraes?

Flávio viajou no mesmo jato de Vorcaro usado por Moraes?
10

Terceiro, Carluxo é quem mais gastou na disputa pelo Senado em SC

Terceiro, Carluxo é quem mais gastou na disputa pelo Senado em SC
1

"Classe política tem que roubar menos", diz Simone Tebet

"Classe política tem que roubar menos", diz Simone Tebet
2

Datafolha: Lula tem 47% contra 45% de Flávio no segundo turno

Datafolha: Lula tem 47% contra 45% de Flávio no segundo turno
3

STF virou self-service

STF virou self-service
4

Messias se engaja na campanha desesperada de Lula

Messias se engaja na campanha desesperada de Lula
5

Lula: “Amigo de presidente é o povo, não é o Vorcaro”

Lula: “Amigo de presidente é o povo, não é o Vorcaro”
6

TSE barra candidatura de Arruda ao governo do Distrito Federal

TSE barra candidatura de Arruda ao governo do Distrito Federal
7

"Meu sócio é guloso", disse Roberta Lucshinger sobre "Fábio"

"Meu sócio é guloso", disse Roberta Lucshinger sobre "Fábio"
8

Às vésperas da prisão, Flávio tentou falar com Vorcaro

Às vésperas da prisão, Flávio tentou falar com Vorcaro
9

Missão critica último debate: "Reduz o espaço para novas forças políticas"

Missão critica último debate: "Reduz o espaço para novas forças políticas"
10

Quaest: Moro abre 16 pontos sobre Sandro Alex e Requião Filho no Paraná

Quaest: Moro abre 16 pontos sobre Sandro Alex e Requião Filho no Paraná
1

Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 25/09/2026

Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 25/09/2026
2

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/09/2026

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/09/2026
3

Viana cobra “linha do tempo inteira” de decisões de Alcolumbre sobre o Master

Viana cobra “linha do tempo inteira” de decisões de Alcolumbre sobre o Master
4

Susan Sarandon é detida em ato contra Netanyahu

Susan Sarandon é detida em ato contra Netanyahu
5

Quaest aponta empate técnico entre ACM Neto e Jerônimo na Bahia

Quaest aponta empate técnico entre ACM Neto e Jerônimo na Bahia
6

República dos jatinhos: por que o voo de Flávio não muda votos?

República dos jatinhos: por que o voo de Flávio não muda votos?
7

Marçal é condenado por soprar farinha em dirigente da Rede

Marçal é condenado por soprar farinha em dirigente da Rede
8

O “antipetismo envergonhado” que as pesquisas podem não captar

O “antipetismo envergonhado” que as pesquisas podem não captar
9

Janja chama Flávio de “Flávio Vorcaro”

Janja chama Flávio de “Flávio Vorcaro”
10

Lula deve anunciar banimento das bets nesta sexta

Lula deve anunciar banimento das bets nesta sexta

Tags relacionadas

esquerda esquerda global Faixa de Gaza guerra Hamas Harvard Israel Slavoj Zizek
< Notícia Anterior

Crusoé: “O rolê de Zema pela China”

04.11.2023 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Hamas bloqueia saída de estrangeiros de Gaza

04.11.2023 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Felipe Moura Brasil

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Início

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.