ONU faz reunião de emergência sobre crise no Oriente Médio
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Nova York, nesta segunda-feira, 30, para participar de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). O objetivo do encontro é discutir a a crise entre Israel e o grupo terrorista Hamas...
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Nova York, nesta segunda-feira, 30, para participar de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). O objetivo do encontro é discutir a crise entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
A reunião, que está marcada para às 16h (horário de Brasília), busca encontrar medidas efetivas para garantir o acesso da população de Gaza à assistência humanitária e proteger os civis afetados. Vale ressaltar que o Brasil atualmente preside o Conselho de Segurança e o mandato se encerra nesta terça-feira, 31.
Desde que o Hamas atacou Israel, várias propostas de resolução foram apresentadas durante as reuniões do Conselho de Segurança. No entanto, todas elas foram vetadas por países membros do órgão, incluindo Rússia, Brasil e Estados Unidos. Essa situação demonstra a dificuldade em chegar a um consenso sobre como lidar com a crise.
O Conselho de Segurança da ONU é responsável por manter a paz internacional e é composto por cinco membros permanentes – China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos – além de outros membros rotativos, como Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.
De acordo com a representação brasileira, não há relatos de feridos entre o grupo de 34 pessoas, sendo 24 brasileiros, sete palestinos em processo de imigração e três palestinos familiares. Eles aguardam autorização do governo egípcio para serem resgatados e retornarem ao Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)