Manter Lula nas pesquisas é estratégia ou estelionato?
Leonardo Barreto, da Factual Informação e Análise, defende que é preciso fazer uma avaliação mais crítica sobre o trabalho dos institutos de pesquisa nas eleições deste ano. "Sempre houve um debate a respeito das pesquisas de opinião nas estratégias dos políticos...
Leonardo Barreto, da Factual Informação e Análise, defende que é preciso fazer uma avaliação mais crítica sobre o trabalho dos institutos de pesquisa nas eleições deste ano.
“Sempre houve um debate a respeito das pesquisas de opinião nas estratégias dos políticos. [As pesquisas] sempre foram importantes para definir políticas de coligações e de financiamento por parte dos doadores de campanha. Mas, desta vez, as pesquisas estão sendo utilizadas de uma maneira nunca vista antes e desempenham um papel central na estratégia do PT.”
Para o cientista político, está evidente que “continuar testando cenários eleitorais incluindo o ex-presidente Lula, mesmo sendo muito improvável que ele concorra, é o jeito que o PT encontrou para se manter vivo no pleito”.
“Na teoria, as pesquisas deveriam buscar apurar o posicionamento das pessoas a respeito do cenário mais provável, ou seja, quanto mais realista é o questionário, mais credibilidade ele tem. Dessa forma, como o nome de Lula dificilmente estará nas urnas em outubro, os institutos parecem sacrificar um pouco esse rigor metodológico em função do ‘valor notícia’ que tem um resultado com o nome do petista.”
Barreto afirma que “os institutos continuam desempenhando um bom papel para o PT” e questiona se isso é “estratégia ou estelionato”.
“Existe uma estratégia que pode ser confundida como ‘confundir para vencer’. Tem até que se discutir se isso é estratégia ou estelionato.”
A presença de Lula nas pesquisas, reforça o especialista, é central para o PT.
“Sem uma alternativa que sequer se aproxime da densidade eleitoral do ex-presidente, é vital para o partido preservar a sua capacidade de transferência de voto. Segundo essa lógica, manter Lula como candidato virtual conserva o seu eleitorado fidelizado.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)