Paulo Roberto de Almeida na Crusoé: “O Sul Global não existe”
O conceito do Sul Global não apresenta consistência suficiente a ponto de poder ser entendido como um grupo político, diz Paulo Roberto de Almeida na Crusoé...
O conceito do Sul Global não apresenta consistência suficiente a ponto de poder ser entendido como um grupo político, diz Paulo Roberto de Almeida na Crusoé.
“Ideias contam, afirmam os historiadores, o que parece ser confirmado pela própria história.”
“Pensem, por exemplo, no conceito de ‘luta de classes’, um corriqueiro lugar-comum dos historiadores franceses no seguimento imediato da grande revolução de 1789. Dois jovens ideólogos alemães — Karl Marx e Friedrich Engels — puseram essa ideia no centro de suas análises sobre os arranjos políticos e sociais. As lutas de ‘proprietários e escravos’, ‘senhores feudais e servos de gleba’, ‘burgueses e proletários’ seriam o verdadeiro ‘motor da história’. Era uma abordagem simplista, mas que teve um extraordinário sucesso nos 150 anos seguintes. Considerem, igualmente, o conceito de ‘complexo de Édipo’, que Freud generalizou a partir da literatura grega clássica e que passou a ser um dos eixos centrais das interpretações psicanalíticas desde então.”
“Marx e Freud foram dois grandes pensadores, que marcaram de forma indelével o século 20, não por disporem de poder político concreto, mas pela simples força de suas ideias, que impregnaram as mentes e as ações de milhares de outros personagens dotados de influência social. Mais do que o freudismo no mundo psicanalítico, o comunismo de base marxista foi, de fato, um grande ‘motor da história’ no século passado, podendo ser considerado como parcialmente responsável pelos movimentos fascistas que surgiram no seguimento do ‘primeiro Estado proletário’ que se instalou com o putsch bolchevique de 1917. Pode-se dizer que ele conquistou ‘corações e mentes’ muito além do alcance do Exército Vermelho, seduzindo grandes intelectuais no coração das democracias de mercados capitalistas.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)