RaiaDrogasil é notificada por tratamento indevido de dados dos consumidores
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu nesta segunda-feira, 23, uma notificação à empresa RaiaDrogasil por coletar, sem permissão, informações pessoais sensíveis dos consumidores, principalmente relacionadas à saúde, e vendê-las para anunciantes...
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu nesta segunda-feira, 23, uma notificação à empresa RaiaDrogasil por coletar, sem permissão, informações pessoais sensíveis dos consumidores, principalmente relacionadas à saúde, e vendê-las para anunciantes.
Segundo reportagem do UOL, a RD Ads, integrante do Grupo RaiaDrogasil, utiliza os dados coletados indevidamente para direcionar publicidade com base em características como idade, gênero e condições de saúde dos clientes. A estratégia não se limitaria apenas às empresas do grupo, sendo expandida também a terceiros. O incentivo para os consumidores fornecerem seus dados seria a oferta de descontos em produtos e serviços aos que fornecem seus números de CPF.
Em resposta às alegações, a Senacon iniciou uma investigação para determinar a veracidade das acusações e garantir que a RaiaDrogasil esteja em conformidade com as leis de proteção de dados e direitos do consumidor. O secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, enfatizou a importância do respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e disse que “é essencial garantir a obtenção transparente do consentimento dos consumidores e o tratamento correto dos dados coletados”.
A RaiaDrogasil tem agora 10 dias para detalhar seus métodos de coleta de dados, como obtém o consentimento dos consumidores e se os mesmos são informados sobre o tratamento de suas informações, conforme determina a legislação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)