18.02.2020
Vídeo: deputado acusa Itamaraty de ajudar governo dos EUA a deportar brasileiros
O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) acusa o Itamaraty, sem mostrar provas, de ajudar o governo dos Estados Unidos a deportar brasileiros.
Na noite da última sexta (14), pousou no aeroporto de Confins um avião com 80 brasileiros deportados dos EUA. Foi o quarto voo do tipo desde outubro. Os quatro voos somam cerca de 350 pessoas deportadas...
O deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ) acusa o Itamaraty, sem mostrar provas, de ajudar o governo dos Estados Unidos a deportar brasileiros.
Na noite da última sexta (14), pousou no aeroporto de Confins um avião com 80 brasileiros deportados dos EUA. Foi o quarto voo do tipo desde outubro. Os quatro voos somam cerca de 350 pessoas deportadas.
Em entrevista exclusiva a O Antagonista, Calero afirmou ter informações de que o Itamaraty está conferindo atestados de nacionalidade à revelia dos brasileiros, o que permite ao governo americano expulsá-los.
“O governo está colocando o interesse americano acima dos interesses do cidadão brasileiro no exterior”, afirmou o deputado.
Segundo o Itamaraty, o atestado é fornecido ao brasileiro quando contra ele há ordem judicial final de deportação. Para o ministério, a emissão é obrigação do Estado, para garantir que brasileiros deportados tenham documentação migratória regular. O Brasil não pode proibir um brasileiro de entrar no próprio país.
O diplomata Nestor Forster, nomeado para assumir a embaixada do Brasil em Washington, afirmou na última quinta (13), na sabatina no Senado, que o aumento no número de brasileiros deportados pelos Estados Unidos é uma “questão pontual”.
Forster saiu da Comissão no Senado sem dar entrevista aos jornalistas.
Procurado, o Itamaraty não informou quantos atestados de nacionalidade foram emitidos pela embaixada e consulados nos Estados Unidos nos últimos anos. E acrescentou que não vai comentar o aumento no número de brasileiros deportados.