As vereadoras Janaína Lima e Cris Monteiro (foto), ambas do Partido Novo na capital paulista, registraram boletins de ocorrência após uma briga no banheiro da Câmara Municipal na noite desta quarta (10).
A informação foi confirmada a O Antagonista pelas assessorias de imprensa de ambas as vereadoras. Fotografias obtidas pela reportagem mostram que as duas se machucaram.
Lima (na foto, à esquerda) é líder do Novo na Câmara Municipal. Ao lado de Fernando Holiday, é relatora da reforma da Previdência, projeto de autoria da prefeitura.
Segundo a assessoria de Lima, a confusão começou depois de Monteiro pedir à líder mais tempo para discursar sobre a proposta, em plenário. Segundo sua assessoria, Lima agiu em legítima defesa.
Cris Monteiro publicou fotos em sua conta no Twitter, no começo desta tarde. “Fui agarrada, jogada no chão e segurada pelo pescoço. Tive minha peruca arrancada e pisoteada”, escreveu a vereadora. “Já fiz Boletim de Ocorrência e exame de corpo de delito, e deu (sic) meu depoimento na procuradoria da própria Câmara dos Vereadores”. Lima também fez o exame.
Menos de 30 minutos depois, Janaína Lima também foi ao Twitter. Afirmou: “Em todo momento agi em legítima defesa. As acusações de enforcamento são falsas. A todo momento tentei me esquivar, procurei refúgio em um banheiro próximo e fui perseguida, lugar onde as agressões contra mim ficaram mais intensas, foi nesse momento que me defendi”.
Imagens da Câmara Municipal mostram que as vereadoras começaram a se desentender assim que desceram a escada do plenário. As imagens foram publicadas primeiro pelo Estadão.
O texto da reforma da Previdência municipal foi aprovado em 2º turno ontem, por 37 votos a 18. Manifestantes contrários à reforma entraram em confronto com policiais militares durante a tarde, em frente ao prédio da Câmara. Os manifestantes jogaram ovos e garrafas e atearam fogo em sacos de lixo.
A assessoria de Cris Monteiro informou a O Antagonista que a vereadora registrou ontem um boletim de ocorrência no 14º Distrito Policial (Pinheiros), mas está registrando um novo boletim hoje, no 1º DP (Sé), região onde a briga ocorreu.
O presidente do diretório municipal do Novo, Luis Eduardo Bucciarelli, disse que “nós também fomos pegos de surpresa e estamos apurando o que aconteceu, devemos soltar uma nota durante o transcorrer do dia”.
A assessoria de imprensa da Câmara Municipal ainda não se pronunciou.