Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, do STF, e o PGR, Paulo Gonet, devem participar de três eventos jurídicos na Europa em um intervalo de duas semanas sem prestar esclarecimentos sobre custeio e período fora do Brasil, segundo a Folha de S.Paulo.
Entre 24 e 26 de abril, eles estiveram em Londres, onde ocorreu o primeiro Fórum Jurídico – Brasil de Ideias, com pelo menos outras dez autoridades do Judiciário brasileiro.
Os ministros do Supremo e o PGR também estão confirmados no Fórum Transformações — Revolução Digital e Democracia, realizado pelo Fórum de Integração Brasil e Europa em parceria com o Instituto Brasiliense de Direito Público, que tem Gilmar como sócio.
O evento está agendado para a próxima sexta-feira, 3 de maio, em Madri.
Gilmar, Toffoli e Gonet vão participar ainda de um terceiro evento na capital espanhola, organizado pelo Conselho Federal da OAB e pela Escuela de Practica Juridica da Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madri, entre 6 e 8 de maio.
Kassio Nunes Marques também vai comparecer. Até o momento, ele foi o único ministro a prestar esclarecimentos sobre qualquer desses eventos.
Em nota enviada a O Antagonista por meio da assessoria do STF, Kassio informou que “vai a Madrid a convite do CFOAB, que é quem está custeando passagens e hospedagem, e a palestra não é remunerada”. O ministro também destacou que não foi ao fórum em Londres na semana passada.
Felipe Moura Brasil e Carlos Graieb comentam: