O ‘Gilmarpalooza’, Fórum de Lisboa organizado anualmente pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, começou nesta quarta-feira, 26. Como antecipou O Antagonista, “todos terão acesso à casta da República do Escambo, bem longe do povo brasileiro”.
Leticia Casado registrou no UOL um desses encontros entre as elites dos setores público e privado, com a presença de Gilmar:
“O empresário Flávio Rocha, dono da rede de varejo Riachuelo, recebeu mais de 80 convidados em seu apartamento de cobertura em Lisboa para um drink de boas-vindas.
A lista inclui os irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS; Marcos Molina, fundador do frigorífico Marfrig; Bruno Ferrari, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas; Rubens Ometto, da Cosan; e o banqueiro André Esteves, do BTG, entre outros nomes de peso no PIB.
Deputados e senadores também foram ao evento — entre os quais, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) e o presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira.
E também os 5 cotados para a sucessão de Lira: Elmar Nascimento (União), Isnaldo Bulhões (MDB), Dr. Luizinho (PP), Hugo Motta (Republicanos) e Marcos Pereira (Republicanos).”
160 autoridades foram liberadas pelos governos federal e estaduais, Congresso e Justiça para participar do ‘Gilmarpalooza’. Dados de portais da transparência apontam que órgãos públicos já gastaram pelo menos 450 mil reais para levar apenas 30 dessas autoridades a Portugal, segundo a Folha de São Paulo.
Felipe Moura Brasil e Carlos Graieb comentam: