03.11.2024
Olá
Editoriais
Mídias
E siga O Antagonista nas redes
Polícia Civil investiga corrupção na Delegacia de Homicídios do Rio de janeiro após denúncias de miliciano
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a suposta rede de corrupção na Delegacia de Homicídios (DH) após denúncias feitas pelo miliciano Orlando Oliveira de Araújo, conhecido como Orlando Curicica. As acusações vieram à tona no último domingo, quando a Polícia Federal (PF) divulgou um relatório que utilizou informações fornecidas por Curicica para prender os mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
As denúncias de corrupção na DH não são novas. Em 2018, durante um depoimento prestado ao Ministério Público (MP), Curicica já havia mencionado a intensificação da corrupção na delegacia a partir de 2015, quando Rivaldo Barbosa assumiu a direção da Divisão de Homicídios. Segundo o miliciano, era mais fácil extorquir dinheiro dos envolvidos em atividades ilícitas nessa época.
Curicica também ressaltou a relação entre a corrupção e as atividades da contravenção, como jogos de azar e assassinatos. Ele afirmou que a contravenção nunca deixou de cometer crimes e que, atualmente, não é investigada pelas autoridades.
Felipe Moura Brasil e Carlos Graieb comentam:
E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos