07.10.2022
Ministro anuncia liberação de recursos para universidades e institutos
O ministro da Educação, Victor Godoy (foto), anunciou hoje, em vídeo publicado nas redes sociais, que o governo federal vai liberar recursos para universidades, institutos federais e para a Capes. O comunicado...
O ministro da Educação, Victor Godoy (foto), anunciou hoje, em vídeo publicado nas redes sociais, que o governo federal vai liberar recursos para universidades, institutos federais e para a Capes. O comunicado foi feito após o Planalto ter bloqueado cerca de R$ 2,4 bilhões do MEC.
Após a decisão, representantes de universidades federais alegaram que a medida inviabilizaria o funcionamento das instituições. De acordo com Godoy, o Ministério da Economia vai autorizar a liberação de verba.
“O limite de empenho será liberado para universidades federais, institutos federais e para a Capes. Temos uma gama muito grande de instituições, conversei com o ministro [Paulo] Guedes e ele foi sensível e nós vamos facilitar a vida de todo mundo. Eu já tinha dito que não haveria impacto para as universidades e para os institutos, porque trataríamos caso a caso, e agora estamos fazendo uma liberação para todo mundo, para facilitar e agilizar a vida de todo mundo”, afirmou o titular do MEC.
Na gravação, o ministro também afirmou que está à disposição das universidades para conversar sobre o tema. Ontem, ele disse que a questão está sendo usada politicamente por reitores, em razão das eleições.
“Esse movimento está sendo feito pelo Ministério da Economia, mantendo a responsabilidade fiscal, que é um pilar do nosso governo, mas também mostrando essa sensibilidade de facilitar a vida do gestor, do reitor. Meu gabinete continua aberto para qualquer reitor das universidades federais e dos institutos para conversar sempre e buscar as melhores soluções para cada universidade para fortalecer o ensino superior deste país. Sabemos a importância que isso tem para nossos estudantes e estamos juntos para poder trabalhar pela melhoria desse serviço para a população”, concluiu Godoy.
Assista ao vídeo: