09.08.2023
Evair de Melo defende reapresentar pedido de convocação a Rui Costa
O deputado Evair de Melo (PP-ES) disse que vai defender a reapresentação do requerimento de convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, à CPI do MST. A declaração foi dada em entrevista ao Meio-dia em Brasília, programa diário de O Antagonista no YouTube, nesta quarta-feira (9)...
O deputado Evair de Melo (PP-ES) disse que vai defender a reapresentação do requerimento de convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, à CPI do MST. A declaração foi dada em entrevista ao Meio-dia em Brasília, programa diário de O Antagonista no YouTube, nesta quarta-feira (9).
“Vamos reapresentar essa convocação, porque uma vez que o governo faz uma manobra para alguém não ser convocado, mostra que essa pessoa tem muito a falar”, disse.
Pela manhã, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anulou a convocação aprovada pelo colegiado no início da semana. O presidente da Câmara dos Deputados defendeu que não há ‘fato determinado’ que explique a convocação de Costa. Ele seria ouvido em sessão na tarde desta quarta.
Lira atende a um recurso contra a convocação apresentada pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), que alegou não haver “fato determinado” para Rui Costa comparecer à CPI que investiga atos do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).
A convocação do ministro é de autoria do relator da CPI, o deputado Ricardo Salles (PL-SP). Segundo Salles, enquanto governador da Bahia, Rui Costa “Não empreendeu esforços para impedir atos de invasão de terra nem para garantir a propriedade privada”. Para completar, acusou o atual governo de “ser conveniente com as invasões”.