Latitude#70: O que acontece no Haiti?
Haiti não tem nenhuma autoridade eletiva desde 11 de março, com a renúncia do primeiro-ministro; capital é tomada por milícias
O episódio do podcast Latitude deste sábado, 23 de março, aborta o estado de anarquia no Haiti.
O país não tem nenhuma autoridade do Poder Executivo, nem no Legislativo, desde 11 de março, com a renúncia do primeiro-ministro Ariel Henry.
Henry renunciou após semanas de pressão de milícias, que controlam mais de 80% do território da capital, Porto Príncipe.
Assassinatos e sequestros se tornam cada vez mais frequentes.
Notavelmente, o último presidente do país, Jovenel Moïse, foi assassinado em 2021. Depois disso, o Haiti esteva sob governo provisório do premiê Henry.
“A situação hoje é bem complicada”, diz Ricardo Seitenfus, professor aposentado de Relações Internacionais.
Seitenfus foi representante da Organização dos Estados Americanos (OEA), maior entidade internacional do continente, no Haiti entre 2009 e 2011.
“O primeiro ponto que precisamos levar em consideração é que houve o assassinato de um presidente em exercício”, diz o professor em referência à morte de Moïse, que impulsionou a violência no país.
O vácuo de poder, por sua vez, viabilizou o avanço das milícias.
“O vazio exige a presença de alguém. E a pior de todas é a dessas gangues. Elas já existiam desde os anos 1990. Há uma relação bem estreita entre alguns movimentos políticos com ‘marginais’, ainda não necessariamente gangues”, afirma o ex-representante da OEA.
Ao longo do episódio de Latitude deste sábado, Seitenfus elabora sobre o estado de anarquia no Haiti e a ascensão das milícias, em especial de seu principal líder, Jimmy Cherizier, conhecido como Barbecue.
O professor ainda comenta o saldo da Missão de Paz das Nações Unidas no Haiti, que, liderada pelo Brasil, durou de 2004 a 2017, e a perspectiva da volta de uma intervenção internacional no país caribenho.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e de O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Assista ao Latitude completo abaixo:
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder