A repressão da ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela, tem avançado sobre os direitos humanos em 2024, em pleno ano de eleições, esperadas para o segundo semestre.
Em 9 de fevereiro, o regime prendeu a ativista Rocío San Miguel. Ela foi formalmente indiciada pela ditadura sob acusação de crimes de “traição à pátria“, “terrorismo” e “conspiração“.
Cerca de uma semana depois, em 15 de fevereiro, a ditadura deu um ultimato à Missão das Nações Unidas para os Direitos Humanos no país.
Os funcionários da missão da ONU tiveram 72 horas para deixar a Venezuela.
“A repressão aumentou com o tema da eleição. O Maduro está construindo o ambiente para ter as eleições mais sujas possíveis“, diz o sociólogo venezuelano Guillermo Pérez ao podcast Latitude na edição deste sábado, 2 de março.
“Ele quer criar as mesmas condições que foram criadas na Nicarágua. Colocar pessoas na prisão, perseguir organizações autônomas e criar um clima de terror entre a oposição e a população venezuelana para evitar qualquer tentativa de mudança no período“, acrescenta.
Segundo Pérez, Maduro usa essas perseguições para “reinterpretar” o Acordo de Barbados, de 2023, que garantiria eleições limpas na Venezuela.
“Desde o começo deste ano, Maduro está plantando esse clima no país para que se entenda que é ele quem manda, que nenhuma tentativa vai tirá-lo do poder e que a oposição tem que aceitar o terror como norma“, afirma.
Pérez também fala sobre a relação de Lula com Maduro, o sequestro de um ex-militar dissidente do chavismo no Chile, a missão da ONU para os direitos humanos na Venezuela, e o antissemitismo de Nicolás Maduro.
O Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18 horas.
O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé e do site O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.
LATITUDE, UM PODCAST PARA SITUAR VOCÊ NO MUNDO
Para assinar Crusoé/O Antagonista, clique aqui:
Assista ao Latitude completo abaixo:
Atenção!
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Acesso exclusivo ao programa semanal LATITUDE, com discussões sobre geopolítica
Acesso ao acervo de MATÉRIAS ESPECIAIS DE JORNALISMO da Revista Crusoé
Participação no grupo de disparo de notícias de O Antagonista + Crusoé no TELEGRAM
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder