14.02.2023
Especialistas divergem sobre eficácia do aumento da taxa de juros pelo BC
Em debate, nesta terça-feira (14), no programa Meio-Dia em Brasília, especialistas divergiram sobre a eficácia da política monetária adotada pelo atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de manutenção
Em debate, nesta terça-feira (14), no programa Meio-Dia em Brasília, especialistas divergiram sobre a eficácia da política monetária adotada pelo atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de manutenção da atual taxa básica de juros da economia, a Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano.
Para Aurélio Valporto, presidente da Associação Brasileira de Investidores, o BC está aumentando os juros de forma “equivocada” e “irresponsável”. “Nesse caso o aumento dos juros não tem nenhum impacto sobre a inflação, pelo contrário, coloca lenha quando a inflação é de custos, uma vez que aumenta os custos financeiros dos agentes econômicos”, pontuou.
Já para o economista e ex-deputado estadual Daniel José, a taxa de juros é uma ferramenta que o Banco Central tem à disposição para buscar a manutenção do valor da moeda. O ex-deputado ainda criticou a postura do PT de tentar acabar com a autonomia do BC.
“O que está por trás aqui são práticas que a gente viu no passado, que a esquerda sempre criticou, que o PT criticou, de ataques institucionais por parte do presidente, que agora se repetem”, disse.
Confira o debate na íntegra: