18.01.2024
“É muito claro que não há genocídio em Gaza”, diz André Lajst
André Lajst, presidente StandWithUs Brasil, afirmou que é “muito claro que não há um genocídio” na Faixa de Gaza. O cientista político deu a declaração nesta quinta-feira, 18, no Papo Antagonista...
André Lajst, presidente StandWithUs Brasil, afirmou que é “muito claro que não há um genocídio” na Faixa de Gaza. O cientista político deu a declaração nesta quinta-feira, 18, no Papo Antagonista, ao comentar a ação da África do Sul na Corte Internacional de Justiça que acusa Israel de genocídio em meio à reação do país aos ataques do grupo terrorista Hamas. A iniciativa africana inclusive foi apoiada pelo governo Lula.
“Nenhum país sério, no sentido de diplomacia internacional, apoiou essa decisão. Mesmo assim, Israel aceitou participar do julgamento, para poder provar que eles estão errados. Na minha humilde opinião, não vai sair uma acusação de genocídio. Os juízes vão acabar vendo as provas e vão concluir que não há motivo para genocídio”, disse André Lajst.
“Pode ter tido violações internacionais e de guerra? […] Pode ter [ocorrido], mas que não há genocídio isso é muito claro. Se Israel quisesse fazer um genocídio, já teria acabado a guerra no dia 8 [de outubro)”, prosseguiu, acrescentando que investigar violações faz parte do Direito Internacional e do interesse das pessoas.
Assista à integra de entrevista: