19.01.2023
Costa Filho: aumento do piso dos professores e enfermeiros vai cair no colo dos prefeitos
O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) disse, nesta quinta-feira (19), durante o programa Meio-Dia em Brasília, que alguns dos aumentos prometidos pelo governo federal irão onerar principalmente os cofres dos municípios.
O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) disse, nesta quinta-feira (19), durante o programa Meio-Dia em Brasília, que alguns dos aumentos prometidos pelo governo federal irão onerar principalmente os cofres dos municípios. Entre eles, o reajuste de 15% no piso dos professores e o novo piso nacional da enfermagem. De acordo com Silvio Costa Filho, embora ele seja favorável aos aumentos, “é importante que seja feita uma reflexão”.
“O ministro Camilo, da Educação, na última quinta-feira, aumentou o piso [dos professores] em 15%. Ele aumenta o piso, mas não aumenta o valor do repasse nas cidades. Então significa dizer que essa conta do aumento do piso salarial termina caindo no colo dos prefeitos e prefeitas de todo Brasil“, declarou.
O debate tratou da polêmica do Censo do IBGE, que divulgou uma projeção inacabada que aponta 7 milhões a menos de habitantes do que o último Censo, realizado em 2010. Na prática, a projeção reduziu em cerca de R$ 3 bilhões o repasse a mais de 860 municípios pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) .
“A verdade é que, na nossa avaliação, houve falhas do próprio Censo em relação ao monitoramento e à formatação da nossa avaliação para analisar a quantidade habitacional por município”, disse o parlamentar.
Confira o debate na íntegra: