25.11.2024
Olá
Editoriais
Mídias
E siga O Antagonista nas redes
Ronaldo Lemos chegou à internet quando era tudo mato. Um dos responsáveis por elaborar o Marco Civil da Internet, o advogado especialista em direito digital lembra com carinho do tempo em que a rede mundial de computadores era uma criação coletiva. "O indivíduo está perdendo o controle do que vê na internet", lamenta o único brasileiro a participar do comitê de supervisão da Meta, que avalia os conteúdos de usuários do Facebook e do Instagram...
Ronaldo Lemos chegou à internet quando era tudo mato. Um dos responsáveis por elaborar o Marco Civil da Internet, o advogado especialista em direito digital lembra com carinho do tempo em que a rede mundial de computadores era uma criação coletiva. “O indivíduo está perdendo o controle do que vê na internet”, lamenta o único brasileiro a participar do comitê de supervisão da Meta, que avalia os conteúdos de usuários do Facebook e do Instagram.
No CD Talks deste sábado, Lemos conversa com Claudio Dantas e André Miceli, CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil, sobre o metaverso, NFTs, a dinâmica estabelecida pelas redes sociais e a influência de aplicativos como o TikTok na sociedade. “Tem criança hoje sendo criada pelo algoritmo do TikTok”, alerta.
Lemos comenta ainda a “criatividade absurda para a preservação da burocracia” no Brasil, resumida na história de um maratona de que participou em Moçambique, na qual foi ultrapassado por um homem que corria de costas — e descalço. “Ainda me deu um tchauzinho antes de sumir no horizonte. É a metáfora do que está acontecendo com o Brasil: tem gente correndo de costas e ultrapassando a gente.”
Assista:
E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos