29.03.2021
Canal de Suez é desbloqueado após navio encalhado voltar a flutuar
O enorme cargueiro que bloqueava havia seis dias o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar e o tráfego das embarcações, enfim, está sendo liberado...
O enorme cargueiro que bloqueava havia seis dias o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar e o tráfego das embarcações, enfim, está sendo liberado aos poucos.
No início da madrugada de hoje, o navio começou a se movimentar à medida que a maré subia. Pela manhã, o trabalho de desbloqueio foi concluído, com o Ever Given, de 400 metros de comprimento, sendo reposicionado e liberado da margem do canal.
A operação para remover a embarcação mobilizou retroescavadeiras e equipamentos de dragagem, além de um grupo de rebocadores e mergulhadores. Foi preciso retirar parte do peso do navio.
A embarcação que carrega 20 mil contêineres é operada pela empresa Evergreen e encalhou na terça-feira da semana passada exatamente no quilômetro 151 do canal, em meio a uma tempestade de areia e ventos fortes. A passagem dos outros navios ficou completamente bloqueada.
O Canal de Suez é a principal ligação marítima entre a Ásia e a Europa. Segundo a BBC, empresas especializadas estimam que o encalhe causou prejuízo direto e indireto na ordem de valor equivalente a R$ 300 bilhões. Durante esses dias, mais de 350 navios ficaram na fila à espera da liberação do canal, responsável por cerca de 12% do comércio global.
Assista ao vídeo: