Diego Amorim nos conta, também em vídeo, o que podemos esperar desta semana, em cinco pontos:
1) Enfim, reforma tributária
O governo prometeu enviar ao Congresso na terça-feira sua proposta de primeira fase da reforma tributária, que, enfim, voltou a ser discutida no Congresso, embora ainda haja uma queda de braço entre Câmara e Senado.
Paulo Guedes, ministro da Economia, deverá levar o texto pessoalmente a Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. A principal proposta do governo deverá ser a fusão do PIS e Cofins no chamado IVA federal.
Vamos acompanhar, particularmente, as articulações em torno da proposta de criação de “uma nova CPMF”.
2) Fundeb na Câmara
Os deputados devem começar a discutir nesta segunda-feira a PEC do Fundeb. A intenção de Rodrigo Maia é votar a proposta até amanhã.
A votação estava prevista para a semana passada, mas, a pedido do governo, Maia a adiou, para que o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, participasse das últimas negociações.
O relatório de Dorinha Seabra (DEM-TO) torna o fundo permanente e aumenta o aporte da União de 10% para 20% do total dos recursos.
3) Vetos presidenciais
Ainda no Legislativo, vamos acompanhar o clima no Congresso para a análise de vetos presidenciais. Na semana passada, a sessão acabou sendo cancelada por falta de acordo entre as lideranças partidárias.
Além dos vetos que estão pendentes, deputados e senadores se irritaram, na semana passada, com os vetos de Jair Bolsonaro ao novo marco legal do saneamento básico.
Para os próximos dias, está prevista uma reunião entre líderes do Congresso e representantes do governo para tratar justamente de vetos à espera de votação.
4) Depoimento de Flávio
Flávio Bolsonaro vai depor nesta segunda-feira no âmbito das investigações sobre as suspeitas de vazamento da Operação Furna da Onça, que detectou movimentações atípicas na conta de Fabrício Queiroz.
O filho do presidente será ouvido por representantes do Ministério Público Federal às 14h, em Brasília.
“Para que a verdade seja restaurada o mais rápido possível, o senador Flávio Bolsonaro marcou a data para depor junto ao Ministério Público Federal”, diz trecho de nota divulgada pelo próprio Flávio, que vai depor na condição de testemunha.
5) Bolsonaro e a Covid-19
Jair Bolsonaro deve fazer, nesta semana, um novo exame para Covid-19.
O presidente está em isolamento do Palácio da Alvorada desde o último dia 7, quando anunciou que testou positivo para a doença.
No sábado, deputados bolsonaristas foram barrados no Alvorada, enquanto o presidente recebia o cantor de axé e seu apoiador Netinho.
Ontem, diante de apoiadores aglomerados em frente ao palácio, Bolsonaro exibiu uma embalagem de cloroquina e foi ovacionado.
Bom dia e boa semana.