17.01.2024
A conversa fiada de Barroso
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que a Corte é um órgão com repercussão política, mas não no sentido partidário...
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que a Corte é um órgão com repercussão política, mas não no sentido partidário. O ministro do Supremo deu a declaração durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
“Não dá pra dizer que não tem repercussão política o que a gente faz, mas evidentemente o modo de raciocínio de um ministro do Supremo são os valores que estão na Constituição. Portanto, só é político na medida em que a Constituição materializa escolhas importantes feitas pelo país, mas nunca no sentido partidário”, disse Barroso.
O ministro também afirmou que o progressismo sempre negligenciou a segurança pública, se referindo a países da América Latina.
“O pensamento progressista sempre negligenciou, em alguma medida, a questão da segurança pública, atribuindo-a somente à pobreza e à desigualdade, o que é um fato, mas pobre também precisa de segurança pública e nós nos atrasamos”, disse Barroso.
O presidente do Supremo disse ainda que pretende organizar um evento no Conselho Nacional de Justiça para debater a política de segurança e de drogas no Brasil “sem preconceito”.
Felipe Moura Brasil e Carlos Graieb comentam: