Quem é Jean Paul Prates?
Confirmado nesta sexta-feira (30) como a indicação de Lula (PT) para a presidência da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT; foto) era um dos nomes mais cotados para comandar a estatal havia semanas...
Confirmado nesta sexta-feira (30) como a indicação de Lula (PT) para a presidência da Petrobras, o senador Jean Paul Prates (PT;foto) era um dos nomes mais cotados para comandar a estatal havia semanas.
Primeiro, ele é aliado próximo do presidente eleito e alinhado à sua visão da política de preços da estatal. O indicado, que é coordenador do GT de Minas e Energia no governo de transição, já afirmou ainda nesta sexta que ela “vai ser alterada”.
Além disso, Prates tem mais de 25 anos de experiência na área, e na estatal.
Ele foi membro da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro), na década de 1980, e participou da elaboração da Lei do Petróleo, que encerrou o monopólio da Petrobras sobre o setor no país, em 1997.
Prates só ingressou na política em 2015, como suplente de Fátima Bezerra (PT), que se elegeu senadora pelo Rio Grande do Norte nas eleições do ano anterior. Ele nunca foi eleito senador, e sim assumiu o mandato de Bezerra em 2019, após a eleição dela ao governo potiguar.
No Senado, Prates foi autor de projetos de lei em 2020 e 2021 para estabilizar o preço dos combustíveis a partir de restrições à política de paridade de preços, assim como de cortes no ICMS ao longo da cadeia de produção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)