Tudo sobre a nova atualização de voz da OpenAI para o ChatGPT
Saiba tudo sobre a nova atualização de voz do ChatGPT da OpenAI.
Recentemente, a OpenAI lançou o modo de voz avançado (AVM, na sigla em inglês) para o ChatGPT. O novo recurso traz cinco vozes inéditas e uma nova “cara”. Ao invés dos pontos pretos animados na tela, agora aparece uma esfera azul, o que visa promover conversas mais naturais entre usuários e a inteligência artificial (IA).
No entanto, essa atualização chega primeiro para assinantes dos planos Plus e Teams do ChatGPT. Em seguida, estará disponível para os planos Enterprise e Edu. Os usuários serão notificados no aplicativo do ChatGPT, ao lado do ícone de voz, quando o AVM estiver disponível para eles.
Quais são as novas vozes do ChatGPT?
Cada voz do ChatGPT tem um nome. Anteriormente, a IA possuía as vozes: Breeze, Juniper, Cove e Ember. Com a atualização, as novas vozes são: Arbor, Maple, Sol, Spruce e Vale. Isso eleva o total de vozes do ChatGPT para nove, quase o mesmo número do Gemini Live do Google.
Quais melhorias foram implementadas no modo de voz?
A OpenAI afirma ter feito diversas melhorias desde o lançamento do teste alfa limitado do AVM. Segundo a empresa, as melhorias incluem:
- O modo de voz do ChatGPT agora compreende sotaques de forma mais eficaz;
- As conversas são mais suaves e rápidas.
Além disso, a desenvolvedora do ChatGPT adicionou recursos de personalização no AVM, como:
- Instruções Personalizadas: permitem que os usuários personalizem como o ChatGPT responde a eles;
- Memória: possibilita que o ChatGPT lembre de conversações passadas para referências futuras.
Onde o modo de voz não está disponível?
Um porta-voz da OpenAI informou ao site TechCrunch que o AVM ainda não está disponível em diversas regiões, como União Europeia, Reino Unido, Suíça, Islândia, Noruega e Liechtenstein. O Brasil, aparentemente, não foi mencionado entre as regiões sem disponibilidade.
Quais recursos esperados não foram lançados?
O anúncio mais recente da OpenAI deixou de fora alguns recursos que já foram demonstrados anteriormente. Entre eles, destacam-se:
- A voz Sky: mostrada em maio, que gerou certa polêmica por sua semelhança com a voz da atriz Scarlett Johansson. A OpenAI retirou essa voz e afirmou que nunca teve a intenção de criar uma voz parecida com a da atriz;
- Compartilhamento de vídeo e tela: também já demonstrados, mas ausentes no anúncio. Durante a demonstração, um membro da equipe da OpenAI mostrou como seria possível fazer perguntas em tempo real sobre matemática num papel à sua frente ou código na tela do seu computador.
O que esperar do futuro do ChatGPT?
Com a atualização do modo de voz avançado, o ChatGPT se torna uma ferramenta ainda mais sofisticada e versátil para interações conversacionais. A introdução de novas vozes e melhorias na compreensão de sotaques abrem novas possibilidades de uso tanto em ambientes profissionais quanto pessoais. Será interessante acompanhar as próximas atualizações e como elas impactarão a experiência dos usuários.
Se você é assinante dos planos Plus ou Teams, fique atento ao aplicativo do ChatGPT para receber a notificação de disponibilidade do modo de voz avançado. Para aqueles em outras regiões ou com diferentes planos, a expectativa é que a OpenAI continue expandindo a disponibilidade deste recurso com o tempo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)