SpaceX, de Elon Musk, lança Starship com sucesso
O lançamento ocorreu às 10h25 no centro da empresa em Boca Chica, no estado do Texas, nos Estados Unidos
A SpaceX, empresa de exploração espacial fundada por Elon Musk, realizou com sucesso nesta quinta-feira, 14, o terceiro lançamento orbital do Starship, foguete mais poderoso de todos os tempos.
O lançamento ocorreu às 10h25 no centro da empresa em Boca Chica, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
Assim como no segundo voo, os motores do primeiro estágio do Starship, que são movidos a metano e oxigênio líquidos, funcionaram perfeitamente até a separação. O segundo estágio, que é a espaçonave em si, completou sua escalada para a órbita em aproximadamente oito minutos e meio.
Com o lançamento, a SpaceX superou o resultado obtido no segundo voo realizado em novembro de 2023. Na ocasião, houve uma anomalia nos motores ao final da queima e o sistema de autodestruição foi ativado, encerrando o voo antes de atingir uma trajetória quase orbital que levaria à reentrada natural sobre o Pacífico cerca de 90 minutos após a decolagem.
A reentrada do segundo estágio do Starship está programada para acontecer sobre o oceano Índico, com um pouso na água aproximadamente 65 minutos após a decolagem.
Se tudo ocorrer conforme o planejado, serão realizados testes preliminares de pouso controlado tanto com o primeiro estágio quanto com o segundo. No entanto, ambos os estágios serão perdidos ao atingir a água.
Starship
Com 120 metros de altura, o Starship é o foguete mais potente já construído. Ele produz uma força de empuxo de 74,3 mega newtons, mais que o dobro dos foguetes Saturno V, da missão Apollo à Lua.
Com um veículo totalmente reutilizável, a nave é a aposta da SpaceX para levar astronautas à Lua, através do programa Artemis, da Nasa, e a Marte.
O contrato com a agência espacial americana prevê que a SpaceX entregue uma versão do Starship para alunissar astronautas ainda em meados desta década.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)