Os efeitos colaterais das análises do consumidor na Internet
Nas plataformas online, a função de revisão pode ser utilizada indevidamente para comentários de vingança ou ódio
As plataformas digitais têm se tornado um campo fértil para a manifestação de opiniões, mas também para o uso indevido de suas funções de avaliação.
As dificuldades enfrentadas por aqueles que são alvos de críticas injustas e maliciosas ainda representam um desafio significativo no cenário jurídico atual.
A legislação brasileira garante, em sua essência, a liberdade de expressão, incluindo as opiniões deixadas em plataformas de avaliação. Contudo, o dilema surge quando essas avaliações não refletem experiências legítimas com os serviços prestados.
Muitas vezes, as críticas são mais uma forma de desabafo do que avaliações construtivas sobre a atuação do profissional.
As chamadas “avaliações vingativas” não apenas enganam o público, fazendo parecer que o revisor teve uma experiência negativa com os serviços oferecidos, mas também podem prejudicar a imagem e os negócios do profissional.
Destruindo reputações
Para os profissionais que enfrentam críticas destrutivas, identificar o autor dessas avaliações pode ser uma tarefa árdua. Isso dificulta tanto o contato direto quanto a possibilidade de buscar reparação legal contra críticas injustas.
Muitos profissionais ainda se sentem impotentes diante da ineficiência das ferramentas disponibilizadas pelas plataformas para contestar essas avaliações.
A comunicação entre os afetados e os operadores das plataformas é frequentemente inadequada e burocrática.
Embora o problema das avaliações maliciosas não seja novo e afete diversas áreas além da advocacia, observa-se uma escassez de jurisprudência clara no Brasil sobre essa questão.
Muitos profissionais aguardam mudanças significativas na legislação que possam proteger suas reputações contra ataques injustos nas redes sociais e plataformas digitais. Existem discussões em andamento entre associações setoriais para abordar essa problemática.
Cultura do cancelamento
Outro ponto delicado é o uso de críticas destrutivas e maliciosas por questões políticas. São inúmeros os casos de empresas e indivíduos que se vêm desacreditados nas redes sociais e nas plataformas de avaliação do google por não corresponderem às expectativas de um determinado grupo ideológico.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)