Inteligência Artificial ameaça call centers tradicionais Inteligência Artificial ameaça call centers tradicionais
O Antagonista

Inteligência Artificial ameaça call centers tradicionais

avatar
Alexandre Borges
3 minutos de leitura 17.10.2024 06:33 comentários
Tecnologia

Inteligência Artificial ameaça call centers tradicionais

Com o avanço da IA, empresas estão substituindo o atendimento tradicional por soluções automatizadas

avatar
Alexandre Borges
3 minutos de leitura 17.10.2024 06:33 comentários 0
Inteligência Artificial ameaça call centers tradicionais
Imagem: IA por Alexandre Borges

A inteligência artificial está transformando o atendimento ao cliente, mas quem está realmente em risco não são os consumidores, e sim os call centers tradicionais

Segundo matéria da The Economist, empresas como Sonos, que enfrentaram crises com produtos problemáticos, estão investindo em bots de IA para lidar com o atendimento, com resultados surpreendentemente positivos. A Sonos, por exemplo, conseguiu usar IA para resolver problemas técnicos e aliviar a pressão sobre seus atendentes humanos durante um colapso de seu aplicativo.

O uso de IA no atendimento ao cliente está em crescimento acelerado. Dados da Gartner mostram que quase metade dos executivos da área acredita que as assistentes virtuais de IA terão um impacto significativo em suas operações até 2025.

Startups como Sierra, avaliada em US$ 4 bilhões, estão na linha de frente dessa revolução, juntamente com gigantes como Amazon, Google e Microsoft. Em vez de substituir o atendimento, a IA está proporcionando uma nova forma de interação, mais eficiente e disponível 24 horas por dia, algo impossível para equipes humanas em grande escala.

No Brasil, essa tendência também ganha força. Segundo o IBM Global AI Adoption Index 2023, 41% das empresas brasileiras já implementaram soluções de IA, enquanto 98% estão experimentando a tecnologia em seus canais de marketing, de acordo com o Growth Report da Twilio Segment.

Esse movimento reflete a busca por automação para reduzir custos e aumentar a eficiência, especialmente em grandes operações de atendimento ao cliente, onde a demanda é contínua e a pressão por respostas rápidas é alta.

Já os consumidores ainda têm receio de interagir exclusivamente com máquinas. Uma pesquisa da Gartner apontou que 64% dos clientes preferem o contato humano, principalmente em questões mais complexas ou emocionais. Isso mostra que, embora a IA esteja melhorando a velocidade e eficiência do atendimento, o toque humano continua sendo valorizado em situações mais delicadas.

O verdadeiro impacto da IA está sobre os tradicionais call centers, especialmente aqueles localizados em países como Índia e Filipinas, onde o emprego no setor é um motor de ascensão social. A previsão é de que a IA possa reduzir até 30% das vagas de trabalho em call centers nos próximos anos, de acordo com a Gartner, mudando radicalmente a estrutura dessas empresas. Para as que sobreviverem, o foco será menos em volume e mais em qualidade, com humanos atuando em tarefas mais complexas e criativas.

Com a IA transformando o atendimento ao cliente em algo mais rápido e automatizado, o desafio é encontrar um equilíbrio entre tecnologia e personalização. O futuro não é sobre substituir contatos humanos, mas sobre repensar o papel deles nesse novo mundo.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

Dino manda investigar Marcel van Hattem: imunidade relativa?

Visualizar notícia
2

Camilo Santana entra na mira do Senado

Visualizar notícia
3

TCU acolhe pedido de Tarcísio para Enel abrir acesso a dados

Visualizar notícia
4

Distribuidoras de energia entram na mira da Câmara

Visualizar notícia
5

Deu no New York Times a censura a Crusoé

Visualizar notícia
6

O teatro da “tristeza” de Toffoli

Visualizar notícia
7

PGR freia vingança contra Transparência Internacional

Visualizar notícia
8

Kamala Harris na FoxNews: "um desastre completo"

Visualizar notícia
9

Brasil deve ter semanas de muita chuva

Visualizar notícia
10

Biólogo é preso no Rio em caso de transplantes de órgãos com HIV

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

Itália proíbe barriga de aluguel no exterior e reforça proteção à família

Visualizar notícia
2

Kamala Harris na FoxNews: "um desastre completo"

Visualizar notícia
3

Justiça dá 24 horas para Enel restabelecer energia em São Paulo

Visualizar notícia
4

Dino manda investigar Marcel van Hattem: imunidade relativa?

Visualizar notícia
5

Deu no New York Times a censura a Crusoé

Visualizar notícia
6

O teatro da “tristeza” de Toffoli

Visualizar notícia
7

PGR freia vingança contra Transparência Internacional

Visualizar notícia
8

TCU acolhe pedido de Tarcísio para Enel abrir acesso a dados

Visualizar notícia
9

Distribuidoras de energia entram na mira da Câmara

Visualizar notícia
10

Confira as datas de estreia dos filmes mais esperados de 2024

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!
< Notícia Anterior

Os rios mais influentes da Europa

17.10.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Alexandre Borges

Analista Político em O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

PIS/PASEP 2025: expectativas de alívio financeiro para trabalhadores

PIS/PASEP 2025: expectativas de alívio financeiro para trabalhadores

Visualizar notícia
Justiça dá 24 horas para Enel restabelecer energia em São Paulo

Justiça dá 24 horas para Enel restabelecer energia em São Paulo

Alexandre Borges Visualizar notícia
Alerta Inmet: Chuvas intensas e tempestades em Minas Gerais

Alerta Inmet: Chuvas intensas e tempestades em Minas Gerais

Visualizar notícia
TCU acolhe pedido de Tarcísio para Enel abrir acesso a dados

TCU acolhe pedido de Tarcísio para Enel abrir acesso a dados

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.