Ferrari promete modelo elétrico para 2025 Ferrari promete modelo elétrico para 2025
O Antagonista

Ferrari promete modelo elétrico para 2025

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.07.2024 11:42 comentários
Tecnologia

Ferrari promete modelo elétrico para 2025

A Ferrari vê a eletrificação automotiva como uma oportunidade para atrair um novo tipo de cliente: o ambientalista rico

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 09.07.2024 11:42 comentários 0
Ferrari promete modelo elétrico para 2025
Foto: Reprodução/Ferrari

Com um investimento de € 200 milhões, a nova fábrica de carros elétricos da Ferrari, que começou a operar no mês passado, simboliza uma nova era para a renomada marca italiana. Nesta fábrica, engenheiros em uniformes vermelho-cereja adicionam componentes como blocos de motor, painéis e volantes, transformando essas estruturas em veículos híbridos. O próximo passo será a produção de carros totalmente elétricos.

Segundo reportagem do The New York Times, a nova fábrica da Ferrari, quase duas vezes maior que o Coliseu de Roma, visa posicionar a fabricante de carros esportivos, com seus 77 anos de história, na vanguarda da eletrificação automotiva. A transição ocorre em um momento delicado para a indústria automotiva, enfrentando altos custos e uma desaceleração da demanda global.

Outras montadoras de luxo também enfrentam dificuldades com veículos elétricos. Mercedes-Benz e Lamborghini reduziram suas expectativas, enquanto a Tesla registrou uma queda nas vendas do segundo trimestre. A Ford Motor anunciou em abril que focaria mais em híbridos devido às perdas com veículos elétricos. Além disso, uma guerra comercial crescente entre China e Ocidente ameaça sufocar o crescimento do setor.

Primeiro modelo elétrico da Ferrari

Apesar dos desafios, a Ferrari vê a eletrificação como uma oportunidade para atrair um novo tipo de cliente: o ambientalista rico. A empresa pretende revelar seu primeiro modelo totalmente elétrico no quarto trimestre do ano que vem. Para melhorar o design do carro, a Ferrari recrutou a LoveFrom, agência fundada por Jony Ive, ex-chefe de design da Apple, e pelo designer industrial Marc Newson.

Ainda há muito mistério em torno do novo carro, incluindo a duração da bateria e seu som característico. A Ferrari não divulgou o design, a quantidade a ser produzida ou o preço do modelo. Analistas, no entanto, acreditam que será um dos veículos elétricos mais caros do mercado, superando o Porsche Taycan Turbo GT, que custa US$ 286 mil.

Convencer os entusiastas dos motores a combustão sobre o valor de um Ferrari elétrico será um desafio. A indústria automotiva espera que um fabricante demonstre que os veículos elétricos podem ser altamente lucrativos. A expectativa é que o EV da Ferrari mantenha a valorização de preço tradicional da marca.

Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, afirmou ao jornal nova-iorquino que a produção em larga escala de veículos elétricos começará no início de 2026. Até 2030, a empresa espera que carros elétricos e híbridos representem até 80% de sua produção anual, alinhando-se às rigorosas normas de emissões da União Europeia. A nova fábrica já está produzindo dois modelos: o SF90 Stradale (foto), um híbrido plug-in, e o Purosangue, com motor a combustão.

Desempenho Financeiro

A Ferrari continua a obter resultados financeiros sólidos. Sob a liderança de Vigna, ex-executivo da fabricante de chips STMicroelectronics, a empresa tem se destacado. Suas ações são algumas das mais valorizadas na Europa, com um valor de mercado de aproximadamente US$ 75 bilhões, superior ao da Ford e da General Motors. A demanda por seus modelos continua alta, com listas de espera de até três anos.

O sucesso da Ferrari na Fórmula 1 também contribuiu para patrocínios lucrativos e um comércio de mercadorias florescente, transformando a marca em um símbolo de luxo com um toque esportivo. O logotipo do cavalo empinado adorna roupas de alta qualidade, como suéteres de cashmere que custam cerca de US$ 850.

Vigna vê o veículo elétrico como uma parte crucial da estratégia de crescimento da Ferrari. Ele acredita que existem potenciais clientes que só se juntarão à família Ferrari se houver um carro elétrico. Contudo, a transição não será fácil. A preocupação com a degradação da bateria e seu impacto no valor de longo prazo dos carros é uma questão para os clientes da marca.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

A folha, a árvore, a floresta e Jair Bolsonaro

Visualizar notícia
2

PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe de Estado

Visualizar notícia
3

Relação do Brasil com a China de Xi Jinping alcança um novo patamar

Visualizar notícia
4

Jaguar se rende à cultura woke e é alvo de críticas

Visualizar notícia
5

Toffoli remói a narrativa dos grampos de Youssef

Visualizar notícia
6

PF deve indiciar 40 pessoas por tentativa de golpe de Estado

Visualizar notícia
7

TPI emite mandado de prisão para Netanyahu

Visualizar notícia
8

Kassab projeta Tarcísio presidente até 2030

Visualizar notícia
9

Cid implica Braga Netto para salvar delação premiada

Visualizar notícia
10

Moraes mantém delação premiada de Mauro Cid

Visualizar notícia
1

‘Queimadas do amor’: Toffoli é internado com inflamação no pulmão

Visualizar notícia
2

Sim, Dino assumiu a presidência

Visualizar notícia
3

O pedido de desculpas de Pablo Marçal a Tabata Amaral

Visualizar notícia
4

"Só falta ocuparem nossos gabinetes", diz senador sobre ministros do Supremo

Visualizar notícia
5

Explosões em dispositivos eletrônicos ferem mais de 2.500 no Líbano

Visualizar notícia
6

Datena a Marçal: “Eu não bato em covarde duas vezes”; haja testosterona

Visualizar notícia
7

Governo prepara anúncio de medidas para conter queimadas

Visualizar notícia
8

Crusoé: Missão da ONU conclui que Maduro adotou repressão "sem precedentes"

Visualizar notícia
9

Cadeirada de Datena representa ápice da baixaria nos debates em São Paulo

Visualizar notícia
10

Deputado apresenta PL Pablo Marçal, para conter agressões em debates

Visualizar notícia
1

"Não faz sentido falar em anistia", diz Gilmar

Visualizar notícia
2

A novela do corte de gastos do governo Lula: afinal, sai ou não sai?

Visualizar notícia
3

Líder da Minoria sobre indiciamentos: "Narrativa fantasiosa de golpe"

Visualizar notícia
4

Fernández vai depor na Argentina sobre suposto episódio de violência doméstica

Visualizar notícia
5

Crusoé: Morales acusa governo boliviano à ONU de violar direitos humanos

Visualizar notícia
6

Papo Antagonista: Indiciamento de Bolsonaro e bolsonaristas

Visualizar notícia
7

Gonet foi contra prisão de Cid após depoimento a Moraes; militar foi liberado

Visualizar notícia
8

Cid implica Braga Netto para salvar delação premiada

Visualizar notícia
9

Casinos Online Brasil - Explore os 10 Principais Sites de Jogos

Visualizar notícia
10

Moraes mantém delação premiada de Mauro Cid

Visualizar notícia

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo do O Antagonista em primeira mão!

Tags relacionadas

carro elétrico Ferrari Itália tecnologia
< Notícia Anterior

Liverpool pode pagar valor incrível por João Gomes, ex-Flamengo

09.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Incêndio destrói exposição da Warner Bros no Rio: Perda Total

09.07.2024 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

Suas redes

Instagram

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Como o detox digital pode influenciar nossa vida diária?

Como o detox digital pode influenciar nossa vida diária?

Visualizar notícia
Google pode perder navegador Chrome em disputa antitruste

Google pode perder navegador Chrome em disputa antitruste

Alexandre Borges Visualizar notícia
Xbox vai permitir jogos por streaming e sem console

Xbox vai permitir jogos por streaming e sem console

Visualizar notícia
Whatsapp: A nova ferramenta que faz transcrição de áudio

Whatsapp: A nova ferramenta que faz transcrição de áudio

Visualizar notícia
Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.