Boeing enfrenta problema com mais um modelo de avião
Descoberta de rachaduras em componente estrutural da aeronave 777X levou a fabricante Boeing a suspender os testes de voo
A Boeing tomou a decisão de suspender temporariamente os testes de voo do seu novo jato 777X após a descoberta de rachaduras em um componente estrutural essencial. Este componente é responsável por conectar os gigantescos motores GE, produzidos pela General Electric, às asas da aeronave.
A falha foi identificada durante uma manutenção de rotina em um dos quatro jatos de teste da frota, especificamente no modelo 777-9, informou a agência de notícias Bloonberg.
Durante uma inspeção de rotina após um voo de teste, técnicos da Boeing identificaram danos significativos em um dos links de impulso do 777-9.
Esse componente, que desempenha um papel vital na estrutura do avião, “não funcionou como projetado“, conforme comunicado oficial da empresa. Em resposta a essa falha, a Boeing anunciou a substituição do componente danificado e suspendeu os testes de voo até que todas as correções necessárias sejam implementadas e revisadas.
Mais um atraso para a certificação do Boeing 777X
Este problema representa mais um desafio nos esforços contínuos da Boeing para certificar o 777X, que já acumula um atraso de aproximadamente cinco anos em relação ao cronograma inicial. Apenas recentemente, a empresa havia iniciado testes de voo com a presença de reguladores dos EUA a bordo, marcando um avanço crucial para a certificação. No entanto, a descoberta desta nova falha pode adiar ainda mais a entrega do jato.
Analistas do setor, como Ken Herbert da RBC Capital, já estão revendo suas previsões sobre o programa. Herbert sugeriu que a certificação do 777X pode ser adiada até 2026, citando um “período prolongado de aprovação” como uma possibilidade crescente.
Esse novo contratempo é um reflexo das dificuldades que a Boeing vem enfrentando, especialmente após o incidente grave ocorrido no início deste ano, quando um de seus jatos sofreu uma explosão em pleno voo, lançando dúvidas sobre a qualidade de fabricação e segurança da empresa.
O que diz a fabricante de aviões
O impacto imediato desse problema já foi sentido no mercado financeiro, com as ações da Boeing caindo 0,9% nas negociações pré-mercado dos EUA na última terça-feira. Este declínio contribui para uma queda acumulada de 31% no valor das ações da empresa ao longo deste ano, refletindo as preocupações contínuas dos investidores com os desafios enfrentados pela fabricante.
Enquanto isso, a Boeing anunciou que está realizando inspeções detalhadas em todos os outros jatos da frota de testes do 777X para garantir que o problema não se repita em outras aeronaves.
Até o momento, a empresa não planeja realizar novos testes de voo com essas aeronaves no curto prazo. Por sua vez, a GE Aerospace, fabricante do turbofan GE9X, afirmou que o motor em si não apresenta nenhum problema, destacando que a falha está restrita ao componente de conexão.
A Boeing informou prontamente a Administração Federal de Aviação (FAA) e seus principais clientes sobre o problema detectado no link de impulso. Esse componente foi desenvolvido especificamente para o modelo 777-9, o primeiro jato da nova família 777X. Segundo a FAA, o voo de teste que resultou na descoberta do problema ocorreu na semana anterior, conforme confirmado por um relatório publicado pelo Air Current.
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