Mudança de postura de Bolsonaro sobre vacina coincidiu com avanço de pesquisas da Butanvac
A mudança radical na postura de Jair Bolsonaro sobre a compra de vacinas em larga escala coincidiu com os avanços dos estudos pré-clínicos da ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e anunciada hoje por João Doria...
A mudança radical na postura de Jair Bolsonaro sobre a compra de vacinas em larga escala coincidiu com os avanços dos estudos pré-clínicos da ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e anunciada hoje por João Doria.
Como O Antagonista revelou mais cedo, Marcos Pontes ficou sabendo há cerca de um mês do desenvolvimento da vacina paulista, cujos estudos pré-clínicos estavam sendo feitos sigilosamente na Índia — onde o ministro esteve no fim de fevereiro para o lançamento de um satélite.
Os estudos indicando a boa resposta imunológica da Butanvac ficaram prontos pouco antes da viagem de Pontes. Logo após seu retorno, Bolsonaro iniciou uma guinada em defesa da vacinação, inclusive com postagens de seus filhos nas redes sociais.
À recente postura do presidente, que sempre debochou das vacinas, somaram-se o uso da máscara em eventos públicos, a troca do ministro da Saúde e um pronunciamento em rede nacional para capitalizar a imunização (ainda tímida) promovida com a Coronavac.
Nesse meio tempo, outros eventos também ajudaram a aprofundar essa dinâmica: o número de mortes em consequência da Covid explodiu, a popularidade de Bolsonaro despencou, o Centrão passou a pressionar por mudanças e Lula foi reabilitado politicamente no tapetão do Supremo e ameaça a reeleição do atual presidente.
A reatividade de Bolsonaro é patente, como se viu há pouco na reunião de emergência convocada no Palácio do Planalto e a coletiva atrapalhada de Pontes, que disse estar apoiando o desenvolvimento de outra vacina “100% nacional” contra a Covid.
A ‘Versamune’ é do laboratório Famacore, de Ribeirão Preto, que ontem protocolou pedido de testes clínicos em humanos. Ao fazer o anúncio com uma cópia do protocolo em mãos, Pontes não soube dizer nem o nome do potencial imunizante.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)