“A mesma coisa, tudo de novo”
O diplomata Paulo Roberto de Almeida diz em artigo na Crusoé que Lula pretende repetir a diplomacia “ativa e altiva” em seu terceiro governo e questiona quais foram os resultados...
O diplomata Paulo Roberto de Almeida diz em artigo na Crusoé que Lula pretende repetir a diplomacia “ativa e altiva” em seu terceiro governo e questiona quais foram os resultados da primeira vez em que suas ideias foram aplicadas na política externa.
“Tudo se encaixa nos mesmos objetivos fixados vinte anos atrás, pois não? Com exceção das referências à Unasul e ao Brics, inexistente naquele 1º de janeiro de 2003, e à Comunidade Europeia (que já tinha virado União Europeia, UE, desde 1993), todo o resto é perfeitamente comparável com as ambições grandiosas da ‘ativa e altiva’, não é mesmo?
Que coincidência! Como diriam os franceses e americanos, déjà vu all over again, isto é, a mesma coisa tudo de novo! Mas o que resulto, de fato, de todo aquele programa de reforma e de reforço do Mercosul, de integração da América do Sul e da América Latina, de reforma da Carta da ONU e da recomposição do seu Conselho de Segurança? Como andou a cooperação com os países da África, do Oriente Médio e da Ásia?”
Leia aqui o artigo completo; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)