Zelensky tira máscara de Lula: “Não somos tolos”
"Ele (Putin) é um assassino. Não dá pra apenas dizer que devemos dar passos um em direção ao outro. Ele vem, mata pessoas, captura territórios e agora Lula diz que temos que conversar?" diz Zelensky
Em entrevista ao portal brasileiro Metrópoles, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky falou sobre a posição atual do Brasil na guerra da Rússia contra a Ucrânia. A declaração de Zelensky, dada na quarta-feira, 11 de setembro, escancarou a hipocrisia do presidente de Lula.
Ao ser questionado pelo Metrópoles, Zelensky respondeu que considera o governo brasileiro pró-Rússia: “infelizmente eu considero que eles (o governo brasileiro) apoiam a Rússia.”
O presidente ucraniano comentou, então, que teve uma conversa com Lula para a qual foi “muito aberto, absolutamente aberto”, pois achava que ele teria uma compreensão do que está acontecendo. Zelensky não tardou, porém, a descobrir que Lula não passa de um hipócrita. Isso fica claro nas palavras e no tom das declarações que se seguiram:
“Ele é um assassino. […] Lula diz que temos que conversar?
“Achei que veria em sua experiência uma compreensão do que está acontecendo, e não apenas uma pacificação política. Reconciliação de quê? O que significa simplesmente sentar e conversar com Putin? Ele é um assassino. Não dá pra apenas dizer que devemos dar passos um em direção ao outro. Ele vem, mata pessoas, captura territórios e agora Lula diz que temos que conversar?
Eu poderia falar com Lula, pois Lula não é meu inimigo e o Brasil e a Ucrânia têm relações absolutamente normais. Tenho certeza que o povo do Brasil apoia o povo da Ucrânia, embora, se Lula nos tivesse apoiado, ele teria ajudado a parar a guerra. E haveria ainda mais apoio para um país tão grande como o Brasil que te uma influência à parte, por ser muito grande.
Aqui é a Ucrânia e estamos em guerra contra a Rússia […] se você não apoia a guerra ajude-nos a pará-la.“
Concessões inaceitáveis
“A Ucrânia tem que fazer concessões”? Pergunta Zelensky retoricamente, referindo-se às falas de Lula nesse sentido e continua: “Quais concessões? Que renunciemos às nossas terras? Que esqueçamos que estão matando o nosso povo? Essa concessão simplesmente não é aceitável. Eu acho que é destrutivo.“
China, Brasil e Rússia
Zelensky também denunciou a astúcia do governo brasileiro ao se mancomunar com a Rússia e China para uma “proposta de paz”:
“A proposta de China e Brasil também é destrutiva. É apenas uma declaração política. Eu disse a Lula e ao lado chinês: ´vamos sentar juntos, vamos conversar. Vocês não são nossos inimigos e nós não somos seus inimigos.
Por que você de repente decidiu que deveria ficar do lado da Rússia ou estar em algum lugar no meio? Por que você tem que estar em algum ponto no meio? Qual é esse ponto de vista? No meio de quê? Não estamos lutando no meio, não estamos lutando na fronteira, estamos lutando nas nossas terras. Devemos parar os russos. […]”
“Não somos tolos. Para que serve esse teatro?
“´Ah, nós vamos fazer nossa proposta (de paz)´. Não nos perguntaram nada. E a Rússia aparece e diz que apoia a proposta do Brasil e China. Nós não somos tolos. Para que serve esse teatro?
Ou seja, falaram com a Rússia sobre uma iniciativa, apresentaram essa iniciativa e disseram: ´essa é nossa proposta´. Bem, definitivamente não se trata de justiça, não se trata de valores. É uma falta de respeito com a Ucrânia. Não somos tolos.”
Crime contra crianças
O presidente Zelensky também comentou a possível vinda de Putin ao encontro do G20:
“O Brasil integra o estatuto de Roma e o Brasil realizará esse ano a cúpula do G20. Eu me pergunto como Putin pode comparecer sem ser preso. É uma questão muito séria […] Um mandado de prisão foi emitido pro crimes contra crianças. Contra crianças.
E um mandado de prisão foi emitido pelo TPI. Então fica a pergunta ao G20: eles vão se sentar à mesa com alguém que deveria estar preso?”
Chantagem energética
Por fim, Zelenski comentou sobre a importação de recursos energéticos da Rússia pelo Brasil:
“Não podemos oferecer ao Brasil os recursos energéticos mais baratos que eles obtém da Rússia, mas o Brasil pode contar com o que somos, um parceiro. Sim, sempre. Porque professamos os mesmos valores do povo brasileiro. E a Rússia não fornecerá energia barata o tempo todo […]
Quando não houver mais uma política de sanções tão séria, a Rússia vai sugar tudo, secar todas as veias do Brasil. Isto é uma chantagem energética. São terroristas. E é isso que eles fazem.”
Leia mais: Zelensky critica Lula por “priorizar aliança” com Putin
Leia também: Lula: cai a máscara democrática de um tirano
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)