Zelensky: “Que tipo de negociações pode haver com um assassino?”
Para o presidente ucraniano, Putin não quer a paz, caso se sente na mesa de negociação, mas apenas acabar com o isolamento
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), afirmou que o ditador russo, Vladimir Putin, não quer a paz, caso se sente na mesa de negociação, mas apenas acabar com o isolamento em que se encontra.
“Julgo que Putin não quer a paz. Mas isso não significa que não queira sentar-se à mesa das negociações com nenhum dos líderes. Para ele, trata-se de quebrar o isolamento político, o que é benéfico para si. Sentar-se, conversar e não negociar”, disse o presidente da Ucrânia em entrevista a uma rádio de seu país.
Zelensky afirmou ainda desejar que a guerra termine até 2025 por “meios diplomáticos”.
“De nossa parte, temos de fazer tudo o que pudermos para acabar com essa guerra no próximo ano. Temos de acabar com ela por meios diplomáticos.”
Para Putin, “é favorável negociar com algum tipo de condições de rendição da nossa parte”, disse o presidente ucraniano, acrescentando que “ninguém lhe dará isso”.
Acrescentou que as negociações com Moscou são possíveis “desde que a Ucrânia não esteja sozinha com a Rússia e [a Ucrânia] seja forte”.
“Que tipo de negociações pode haver com um assassino? Se falarmos sozinhos com Putin, apenas com o assassino, e estivermos nas condições em que estamos agora, não fortalecidos por alguns elementos importantes, é desde logo um status de perdedor para a Ucrânia. Numa posição fraca, não há nada a fazer nestas negociações.”
“Guerra terminará mais cedo”
Zelensky afirmou na sexta-feira, 15, que as políticas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, vão dar um fim à guerra com a Rússia.
“É certo que a guerra terminará mais cedo com as políticas da equipe que agora comandará a Casa Branca. Essa é a abordagem deles, a promessa que fazem aos cidadãos”, disse.
Trump prometeu, ainda como candidato, encerrar o conflito em “24 horas”.
Na semana passada, o presidente ucraniano participou de uma ligação com Trump e o empresário Elon Musk. O assunto da conversa, porém, não foi revelado.
Leia mais: Zelensky fala de uma “excelente” conversa telefônica com Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)