Zelensky pede que Reino Unido reconheça Rússia como estado terrorista
Em discurso ao Parlamento britânico, por videoconferência, nesta terça-feira (8), Volodymyr Zelensky (foto) pediu ao Reino Unido que reconheça a Rússia como um estado terrorista...
Em discurso ao Parlamento britânico, por videoconferência, nesta terça-feira (8), Volodymyr Zelensky (foto) pediu ao Reino Unido que reconheça a Rússia como um estado terrorista. Foi a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro discursou em Westminster.
“O terror russo é contra o mundo todo”, disse o presidente da Ucrânia, acrescentando mais uma vez que seu país não queria a guerra, mas foi obrigado a se defender da invasão pelas tropas de Vladimir Putin.
Zelensky também lembrou Winston Churchill e a resistência do Reino Unido contra os nazistas na Segunda Guerra (1939-1945), ecoando o discurso que o então primeiro-ministro fez ao mesmo Parlamento em 1940. “Não vamos desistir. Não vamos perder. Lutaremos até o fim. No mar, no ar. Lutaremos nas florestas, nos campos, nas praias, nas ruas”, disse o presidente.
O mandatário insistiu para que o atual premiê, Boris Johnson, presente à sessão do Parlamento, aumentasse as sanções contra a Rússia. Ao final, foi aplaudido de pé por governo e oposição.
“Neste momento, somos todos ucranianos”, declarou Johnson após a fala do presidente. Ele defendeu que os britânicos coloquem suas diferenças políticas de lado e prometeu “empregar todos os métodos possíveis”, diplomáticos e econômicos, para pressionar Putin.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)