Zelensky demite chefe da Força Aérea após queda de F-16
Saída do comandante ocorre dias depois de Ucrânia perder um caça americano logo na primeira vez em que o modelo entrou em combate
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky (foto), demitiu na sexta-feira, 30 de agosto, o chefe da Força Aérea do país, Mikola Oleshchuk, que será temporariamente substituído pelo tenente-general Anatoliy Kryvonozhka.
A saída do comandante ocorreu dias depois de a Ucrânia perder um caça americano F-16 logo na primeira vez em que o modelo entrou em combate contra mísseis russos.
O episódio aconteceu na segunda-feira, 26 de agosto, mas foi revelado pelo jornal americano The Wall Street Journal apenas na quinta, 29.
Após a publicação, a Força Aérea ucraniana confirmou um acidente com a aeronave: “A conexão com um dos aviões [em ação] foi perdida quando ele se aproximava do seu próximo alvo. O piloto morreu”.
Kiev recebeu a primeira leva dos F-16s, fornecida pelos Estados Unidos, no início de agosto. Estima-se que a frota atual esteja entre seis e dez caças.
Zelensky não detalhou os motivos para a destituição do chefe da Força Aérea. Disse apenas que a decisão fora tomada para “reforçar” a liderança militar da Ucrânia e citou a necessidade de “proteger” a vida dos que defendem o país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)