Zelensky acusa o primeiro-ministro eslovaco de colaborar com Putin
Por que é que este líder é tão dependente de Moscou? O que lhe está sendo pago. E com o que ele paga?" Zelensky escreveu na segunda-feira, 23 de dezembro.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, está enfraquecendo a Europa ao ajudar o líder russo, Vladimir Putin, a financiar a guerra contra a Ucrânia.
Fico reuniu-se com Putin no domingo como parte de uma tentativa de garantir o acesso contínuo aos combustíveis fósseis russos baratos.
“O principal objetivo de Fico é lidar com a Rússia, e é isso que o beneficia. Esta é realmente uma grande questão de segurança – tanto para a Eslováquia como para toda a Europa. Por que é que este líder é tão dependente de Moscou? O que lhe está sendo pago. E com o que ele paga?” Zelensky escreveu na segunda-feira, 23 de dezembro.
“Moscou oferece descontos significativos à Fico, mas a Eslováquia paga por eles. Esses descontos não são gratuitos – os pagamentos à Rússia são feitos através de soberania ou de esquemas obscuros.”
Zelensky disse que os detalhes deste financiamento foram revelados durante a reunião dos líderes europeus em Bruxelas, na quinta-feira. 19.
“Os líderes observaram que o Sr. Fico não quer participar no trabalho europeu comum sobre a independência energética ou procurar substituir o gás russo, mas sim ajudar a Rússia a afastar da Europa o gás americano e os recursos energéticos de outros parceiros, o que implica que ele quer ajudar Putin a ganhar dinheiro para financiar a guerra e enfraquecer a Europa”, disse Zelensky.
Rutte critica Zelensky por este criticar Scholz
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deve parar com as suas críticas “injustas” ao chanceler alemã, disse o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.
“Já disse muitas vezes a Zelensky que ele deveria parar de criticar Olaf Scholz, porque considero isso injusto”, disse Rutte à agência de notícias alemã DPA, numa entrevista publicada na segunda-feira.
O chefe da Otan referia-se à frustração de Kiev com a hesitação da Alemanha em fornecer mísseis de cruzeiro Taurus de longo alcance à Ucrânia.
Apesar do comentário, Rutte disse que, ao contrário de Scholz, ele é a favor do fornecimento de mísseis de cruzeiro Taurus à Ucrânia e não imporá restrições ao seu uso.
“Em geral, sabemos que tais capacidades são muito importantes para a Ucrânia”, disse ele, acrescentando que não cabe a ele decidir o que exatamente os aliados devem fornecer.
Zelensky criticou publicamente Scholz em novembro por manter um telefonema com o presidente russo, Vladimir Putin. A ligação abriu uma “caixa de Pandora” e prejudicou os esforços para isolar Moscou, disse Zelensky.
Falando perante o Parlamento Europeu no milésimo dia da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, em 19 de Novembro, Zelensky voltou a criticar Scholz, referindo-se ao telefonema.
“Enquanto alguns líderes europeus pensam em algumas eleições ou algo assim às custas da Ucrânia, Putin está concentrado em vencer esta guerra”, disse ele.
Leia mais: O que Putin não disse no seu discurso anual?
Leia também: Putin questiona legitimidade de mandato de Zelensky
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)