Xi Jinping recebe Putin: “Não à expansão da Otan”
O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta sexta-feira (4) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Pequim. Jinping afirmou que os dois países vão se apoiar em defesa de interesses...
O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta sexta-feira (4) o presidente da Rússia, Vladimir Putin (foto), para a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados em Pequim.
Jinping afirmou que os dois países vão se apoiar em defesa de interesses centrais e aprofundarão a coordenação estratégica mútua. Será uma aliança sem limites.
O encontro acontece em meio à escalada de tensões militares entre Rússia e Ucrânia. Putin pode invadir o país vizinho. Na semana passada, a China já havia dito que as preocupações da Rússia com a Ucrânia deveriam ser levadas a sério.
Os chefes de estado criticaram a influência dos Estados Unidos na Europa e na Ásia e condenaram a atuação da Otan. “Não à expansão da Otan”, afirmaram. Putin quer que a Ucrânia se comprometa a não entrar para a aliança militar do Ocidente.
Putin e Jinping celebraram as relações bilaterais.
“Nossas relações bilaterais progrediram em um espírito de amizade e de associação estratégica. São relações realmente sem precedentes. É um exemplo de relação digna na qual cada um ajuda e apoia o outro em seu desenvolvimento“, afirmou Putin, sobre a relação entre os dois países.
Os chefes de estado ainda anunciaram a assinatura de um acordo para o fornecimento de gás natural russo, por 30 anos, que é uma alternativa econômica para Moscou, diante de um eventual boicote no fornecimento à Europa e de sançōes ocidentais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)