Xi Jinping ameaça Joe Biden em conversa sobre Taiwan
O líder da China, Xi Jinping, ameaçou o presidente dos EUA, Joe Biden, em conversa telefônica nesta quinta-feira (28). Ao discutirem sobre Taiwan, Estado independente de facto cujo território é reivindicado por Pequim, Xi disse para os americanos "não brincarem com fogo"...
O líder da China, Xi Jinping, ameaçou o presidente dos EUA, Joe Biden, em conversa telefônica nesta quinta-feira (28). Ao discutirem sobre Taiwan, Estado independente de facto cujo território é reivindicado por Pequim, Xi disse para os americanos “não brincarem com fogo”.
A informação foi divulgada pela mídia estatal chinesa.
Na conversa, que durou duas horas e foi a quinta entre os dois chefes de Estado, Xi afirmou que “aqueles que brincam com fogo só se queimarão”.
Ele também disse esperar que os americanos “consigam perceber isso claramente”.
Com um governo eleito democraticamente desde 1996, e emancipada da China continental desde a revolução comunista de 1945, a ilha de Taiwan é reconhecida formalmente como um Estado independente por apenas 14 países, dentre os quais o Paraguai.
Os EUA não a reconhecem formalmente, mas mantém relações diplomáticas, definidas pelo Taiwan Relations Act, aprovado pelo Congresso americano em 1979.
Dentre os compromissos de Washington, está o apoio militar em caso de invasão da ilha por Pequim.
O próprio Biden disse, em maio, que os EUA interviriam diretamente se a China invadir Taiwan.
O presidente americano, porém, recuou no mesmo dia, com a Casa Branca esclarecendo que Washington enviaria armas à ilha, mas não soldados americanos para um eventual conflito.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)