X se explica sobre desbloqueio no Brasil
Rede social de Elon Musk diz que acesso voltou a funcionar por mudanças feitas para continuar prestando o serviço na América Latina e que espera que plataforma "fique inacessível novamente em breve" no país
O X publicou uma mensagem para explicar por que sua plataforma voltou a ficar acessível no Brasil nesta quarta-feira, 18, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (ATF) Alexandre de Moraes determinar sua suspensão em 30 de agosto.
“Quando o X foi desligado no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço para a América Latina não estava mais acessível para nossa equipe. Para continuar fornecendo serviço ideal para nossos usuários, mudamos de operadora de rede. Essa mudança resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para usuários brasileiros”, publicou a rede social do bilionário Elon Musk em seu perfil de assuntos governamentais globais.
Inscreva-se em nossa newsletter
A nota não é muito encorajadora para os brasileiros que mataram as saudades do X após 19 dias de bloqueio. “Embora esperemos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos os esforços para trabalhar com o governo brasileiro para que ela retorne o mais breve possível para o povo brasileiro”, finaliza a mensagem.
Questão técnica
O X adotou uma tecnologia chamada proxy reverso, que redireciona o tráfego dos usuários para os servidores da Cloudflare, empresa responsável por proteger e otimizar o desempenho de diversos sites ao redor do mundo.
A Cloudflare funciona como uma espécie de “escudo”, protegendo o tráfego da rede social e impedindo que ele seja facilmente identificado e bloqueado. Além disso, o sistema utilizado pela X facilita a adaptação a mudanças, tornando o bloqueio por meio de endereços DNS — um dos métodos mais comuns — algo fácil de ser contornado. Segundo especialistas, essa tecnologia oferece uma camada adicional de proteção, fazendo com que o serviço permaneça acessível, mesmo com novas tentativas de restrição.
A decisão de migrar para a Cloudflare também reflete as adaptações que plataformas digitais estão tomando frente a desafios legais e técnicos em diferentes países. Recentemente, sites governamentais brasileiros, como o portal gov.br, também adotaram a mesma solução de segurança para se protegerem de ataques cibernéticos, o que demonstra o quão essencial essa infraestrutura se tornou no ambiente digital.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)