Vladimir Putin encontra-se com o presidente do Irã
Vladimir Putin, encontrou-se pela primeira vez com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, na sexta-feira, 11 de outubro. Teerã busca a ajuda de Moscou para atualizar suas forças armadas contra Israel
Vladimir Putin, encontrou-se pela primeira vez com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, na sexta-feira, 11 de outubro. Teerã busca a ajuda de Moscou para atualizar suas forças armadas contra Israel.
Vladimir Putin e Masoud Pezeshkian sublinham a proximidade dos seus países à medida que as tensões no Oriente Médio aumenta. É quase certo que o Irã enfrentará retaliação militar por um ataque massivo de mísseis contra Israel em 1 de Outubro, lançado em apoio ao seu aliado, o grupo terrorista Hezbollah.
Analistas dizem que, como parte da sua dissuasão, Teerã está olhando para tecnologia russa, como baterias de mísseis terra-ar S-400, bem como sistemas de guerra eletrônica e aviões de combate.
A reunião, à margem de uma reunião de líderes da Ásia Central no Turquemenistão, surge antes da esperada assinatura de um acordo estratégico entre a Rússia e o Irã numa cimeira em Kazan no final deste mês, que pode abordar a cooperação em defesa.
Pezeshkian, que assumiu o cargo em julho, disse depois de se reunir com Putin que as posições dos dois países sobre questões globais “são muito mais próximas do que as de outros estados” e que “podem apoiar-se mutuamente”, informou a mídia estatal.
Putin, por sua vez, convidou Pezeshkian à Rússia para uma visita de Estado. “Estamos trabalhando ativamente juntos na arena internacional. Nossa avaliação dos acontecimentos que ocorrem no mundo é muitas vezes muito próxima, até mesmo simultânea”, disse o ditador russo.
Teerã tem capitalizado a divisão que surgiu entre a Rússia e o Ocidente desde a invasão da Ucrânia em 2022, usando isso como uma oportunidade para estabelecer uma relação estratégica mais forte com o Kremlin.
Autoridades dos EUA e da Ucrânia acusaram no mês passado que o Irã havia enviado centenas de mísseis balísticos de curto alcance para a Rússia para uso na Ucrânia. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, alertou que a Rússia partilharia tecnologia em troca, incluindo tecnologia nuclear.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)