Vitória conservadora em Toronto. Fim da era Justin Trudeau?
Há vários meses os conservadores canadenses lideram as sondagens antes das eleições marcadas para 2025
O partido no poder no Canadá, tal como acontece nos Estados Unidos com os Democratas, já não tem tanta certeza de que a sua melhor carta para as próximas eleições é o atual chefe do Executivo. Há vários meses os conservadores canadenses lideram as sondagens antes das eleições marcadas para 2025.
As sondagens refletem também uma queda acentuada na popularidade de Justin Trudeau. No entanto, o que aconteceu na semana passada num círculo eleitoral de Ontário mostrou que o fraco desempenho dos progressistas já não se traduz apenas em percentagens entre os cidadãos consultados, mas também em votos nas urnas.
Don Stewart, candidato do Partido Conservador do Canadá, foi o vencedor no círculo eleitoral de Toronto-St Paul. O resultado da votação gerou uma onda de reações na mídia e nos corredores políticos, já que o círculo eleitoral era um bastião liberal-progressista há 31 anos.
No mesmo dia em que foi anunciada a vitória conservadora, Trudeau admitiu que a votação não produziu os resultados esperados. “Mas quero deixar claro que ouço as preocupações e frustrações das pessoas”, disse ele num evento em Vancouver.
No entanto, Trudeau, que é primeiro-ministro do Canadá desde 4 de novembro de 2015 e Líder do Partido Liberal desde 2013, voltou a sublinhar que tentará um quarto mandato nas eleições de 2025.
Vários pesos pesados do governo, como Chrystia Freeland (Vice-Primeira-Ministra) e Jean-Yves Duclos (Ministro dos Serviços Públicos), reiteraram publicamente o seu apoio a Trudeau. Outros deputados expressaram de forma semelhante que o primeiro-ministro é a pessoa certa para continuar a governar.
No entanto, na sexta-feira, a ex-ministra do Meio Ambiente, Catherine McKenna, disse que os progressistas precisam de um novo líder. “O Partido Liberal do Canadá não é o partido de uma única pessoa, é antes a soma de valores que impulsionam o seu desejo de melhorar a vida dos canadenses”, disse McKenna, um colaborador próximo de Trudeau entre 2015 e 2021.
Também na sexta-feira, a rede CBC informou que o deputado liberal Wayne Long enviou uma mensagem aos outros parlamentares do seu grupo pedindo uma nova liderança “para o bem do país”.
A próxima reunião dos deputados liberais está marcada para setembro, poucos dias antes da retomada dos trabalhos parlamentares.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)