Violações de ditadura na Nicarágua se assemelham à Alemanha nazista, diz ONU
Especialistas independentes do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) disseram nesta sexta-feira (3) que a repressão da ditadura de Daniel Ortega (foto) na Nicarágua configura crimes contra a humanidade...
Especialistas independentes do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) disseram nesta sexta-feira (3) que a repressão da ditadura de Daniel Ortega (foto) na Nicarágua configura crimes contra a humanidade. O coordenador do Conselho, Jan Michael-Simon, chegou a comparar as ações com as praticadas por Adolf Hitler na Alemanha nazista.
“O uso do sistema de justiça contra oponentes políticos, como é feito na Nicarágua é exatamente o que o regime nazista fez”, disse Simon a jornalistas. A denúncia foi apresentada nesta quinta-feira (2).
Em 15 de fevereiro, o governo de Ortega declarou que 94 pessoas eram “traidores da pátria” e, sem o devido processo legal, retirou dessas pessoas seus bens e nacionalidade, os considerando como “fugitivos”. Entre eles estariam ativistas de direitos humanos, jornalistas, líderes políticos e sociais no país e fora dele.
O relatório, apresentado em reunião na sede da ONU em Genebra, tem conclusões diretas: “o grupo conclui que o presidente Daniel Ortega, a vice-presidente Rosario Murillo, agentes, funcionários, estruturas de governo e atores não estatais têm cometido e continuam a cometer graves e sistemáticas violações de abusos dos direitos humanos até a data de redação deste documento”, conclui a ONU.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)