Vídeo: Zelensky recebe primeiros caças F-16 de aliados do Ocidente
Os aviões são considerados o maior triunfo na lista de equipamentos militares que a Ucrânia solicitou aos aliados
O presidente Volodymyr Zelensky (foto) anunciou neste domingo, 4 de agosto, que a Ucrânia recebeu os primeiros caças F-16 de aliados do Ocidente.
Vídeo divulgado nas redes sociais mostra Zelensky na companhia de pilotos em uma base aérea em um local não identificado por questões de segurança.
“Os F-16 estão na Ucrânia. Nós conseguimos. Estou orgulhoso dos nossos pilotos que dominam esses jatos e já começaram a usá-los para nosso país”, afirmou o presidente ucraniano.
“O ocupante russo estava muito esperançoso de destruir nossa aviação e defesa aérea ucranianas — nossa capacidade de defender nosso estado. Mas os ucranianos não deixaram isso acontecer. Esse é o verdadeiro heroísmo — quando nossos guerreiros da Força Aérea tiveram de enfrentar a maior frota aérea russa, e ainda assim a Ucrânia foi capaz de atingir seus objetivos, foi capaz de se defender, foi capaz de destruir o ocupante.”
Fabricados nos Estados Unidos, os aviões são considerados o maior triunfo na lista de equipamentos militares que a Ucrânia solicitou aos aliados em sua tentativa de repelir o avanço das forças de Vladimir Putin.
Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega se comprometeram a fornecer à Ucrânia mais de 60 caças do modelo F-16 nos próximos meses. Zelensky não detalhou quantos deles foram entregues nem de quais países vieram. Nas imagens é possível ver dois jatos em solo e mais dois voando.
O envio já havia sido confirmado pela imprensa na última quinta-feira, 1º de agosto, mas sem a divulgação das imagens.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)