Vídeo: irmão de líder do Hamas dirige em túnel gigante em Gaza
Um vídeo divulgado neste domingo, 17, pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) mostra o comandante do Hamas Muhammad Sinwar, braço direito e...
Um vídeo divulgado neste domingo, 17, pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) mostra o comandante do Hamas Muhammad Sinwar, braço direito e irmão do líder Yahya Sinwar, passeando de carro pelo maior túnel subterrâneo descoberto pelos militares israelenses em Gaza.
Na gravação, sem áudio, é possível ver Sinwar dando instruções ao motorista enquanto viaja pelo túnel a uma velocidade significativa.
Para as FDI, o vídeo é uma das várias provas de que o irmão do líder do Hamas em Gaza esteve diretamente envolvido na construção da estrutura.
O túnel do Hamas é o maior e mais extenso encontrado pelas forças israelenses em Gaza e cruza toda a parte norte da região, atravessando quase que exclusivamente áreas civis.
The IDF reveals footage obtained from the Gaza Strip showing senior Hamas commander Muhammed Sinwar, the brother of Hamas leader Yahya Sinwar, in a car driving through the major tunnel revealed earlier today by the military. pic.twitter.com/PPr0jOSKSp
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) December 17, 2023
A passagem, que fica perto da fronteira de Erez com Israel, tem mais de 4 quilômetros e está a uma profundidade de cerca de 50 metros. Partes da estrutura são largas o suficiente para a passagem de veículos.
As FDI afirmaram que, nas últimas semanas, tropas da unidade de engenharia de combate de elite Yahalom se utilizaram de “inteligência avançada e meios tecnológicos” para descobrirem a rede de túneis, que foi inteiramente mapeada.
A estrutura possui várias ramificações, além de sistemas de encanamento, eletricidade e comunicação. Em algumas partes do túnel, as tropas encontraram portas blindadas que, segundo as forças, servem para impedir a entrada de tropas israelenses.
O comandante israelense da Brigada Norte da Divisão de Gaza, coronel Haim Cohen, afirmou acreditar que a largura do túnel indica que a estrutura seria utilizada em ataques com veículos contra civis israelenses em comunidades perto da fronteira norte.
Em outro vídeo divulgado mais cedo é possível ver membros do Hamas construindo o túnel. A gravação mostra integrantes do grupo terrorista usando equipamentos especiais para a perfuração.
De acordo com as FDI, a construção do túnel envolveu uma equipe de dezenas de terroristas do Hamas “que vieram de Khan Younis [no sul da Faixa de Gaza] ao norte especialmente para a sua construção”.
As forças israelenses estimam que o Hamas investiu milhões de dólares nessa rede de túneis em Gaza.
Na semana passada, como mostramos, as FDI anunciaram a descoberta de mais de 800 entradas de túneis do Hamas na Faixa de Gaza desde o início da ofensiva terrestre, que começou no final de outubro. Desse total, cerca de 500 desses poços foram destruídos.
Os militares israelenses também começaram a testar a inundação de túneis em Gaza com água do mar para destruir a rede subterrânea de passagens e esconderijos do grupo terrorista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)