Vídeo de abertura da Olimpíada fica “indisponível” no canal oficial
Edição com “melhores momentos” incluía versão de drags da Última Ceia, que recebeu uma avalanche de críticas no mundo inteiro.
A gravação oficial da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 foi removida do canal oficial das Olimpíadas no YouTube. A retirada do vídeo ocorre em meio a uma avalanche de críticas à exibição de sexta-feira.
Uma apresentação de drag queens recriando a Última Ceia, de Leonardo Da Vinci, gerou críticas no mundo inteiro. Os termos “Cristianismo” e “blasfêmia” foram parar nos assuntos mais comentados no X.
A paródia da cena bíblica de Jesus Cristo e seus doze apóstolos compartilhando a última refeição antes da crucificação contou ainda com uma modelo trans e um cantor nu representado como o deus grego Dionísio.
O vídeo da cerimônia, antes disponível na conta oficial dos Jogos Olímpicos, exibe na manhã deste domingo, 28 de julho, a mensagem “este vídeo não está disponível”.
O Comitê Olímpico ainda não comentou sobre a exclusão do vídeo.
Leia também: Rússia detona abertura dos Jogos Olímpicos: “Enorme fracasso”
Igreja Católica reage
Na França, a conferência dos bispos da Igreja Católica se manifestou sobre a encenação que remete à Santa Ceia. A entidade francesa classificou a apresentação como um “escárnio” e uma “zombaria com o Cristianismo”.
Afirmou ainda lamentar por “todos os cristãos” que foram “feridos pela ofensa e provocação de certas cenas”.
“Nossos pensamentos estão com todos os cristãos de todos os continentes que foram feridos pela ofensa e provocação de certas cenas. Esperamos que eles entendam que a celebração olímpica se estende muito além das preferências ideológicas de alguns artistas”, afirma nota divulgada no X.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)